Endereço: Praça Dona Amélia Braga, 45
Bairro: Centro

Construção do início do século (1911), em estilo eclético, com características das construções daquele período, foi construída pelo arquiteto Moisés Luigi e marca um período de grande construções oficiais de Itajubá.

O edifício do Fórum foi iniciado em 1910, com uma verba de 54 contos de réis concedida pelo Governo do Estado, sendo presidente na época o Dr. Wenceslau Braz.

Em 20 de Outubro de 1952, mãos criminosas deitaram fogo neste grande edifício, que ardeu durante toda a madrugada.

A 7 de Outubro de 1953, o Deputado Dr. Euclides Pereira Cintra deu entrada na Assembléia Legislativa Estadual o Projeto de Lei que concedia a verba para sua reconstrução.

Em 20 de Dezembro do ano seguinte, era o próprio Governador Juscelino Kubitscheck quem telegrafava ao Dr. Wenceslau Braz, comunicando haver autorizado a referida reconstrução, orçada em 666 mil cruzeiros.

Os serviços do Fórum, durante este período, ficaram funcionando no prédio nº 165 da rua Dr. Pereira Cabral, ao lado do Cine-Teatro Apolo, até que , em 29 de Novembro de 1960, voltaram os trabalhos para sede própria, agora reconstruída, ou melhor dizendo, recuperada, sendo que essas obras só finalizaram em 28 de Janeiro de 1961.

Através do projeto de lei nº 1288, aprovado em 10 de Junho de 1961, o Fórum recebeu a denominação de Fórum Wenceslau Braz.

Atualmente o judiciário itajubense funciona em novo prédio, situado à rua Antônio Simão Maud, inaugurado em 04 de Outubro de 1979. O prédio antigo, de propriedade da Prefeitura Municipal, foi ocupado pela Câmara Municipal no ano de 1979 e em 1983 a Prefeitura Municipal também passou a ocupa-lo. Atualmente o prédio é ocupado novamente pela Câmara Municipal.

Em 20 de Junho de 2000 foi inaugurado no saguão do imóvel o Espaço Cultural Luiz Teixeira criado pela Lei Municipal nº 2331 de 23 de Maio de 2000. Este espaço se destina a exposições de obras de artistas de Itajubá e região. Hoje abriga de forma permanente o Memorial da Câmara onde o visitante pode conhecer toda a histõria do legislativo itajubense.

Conexão Itajubá - Prefeitura Municipal