Endereço: Pça Theodomiro Santiago
Bairro
: Centro

Fundado em 1897, reformado em 1927 aderindo as feições do Palácio Petit Trianon de Versailles , na França. Com fachada similar no Brasil, apenas o Palacete Higienópolis , em São Paulo, e a Academia Brasileira de Letras no Rio de Janeiro. Recebeu vários personagens ilustres como os Presidentes da República: Getúlio Vargas, Gal. Eurico Gaspar Dutra, Gal. Garrastazu Médici e Gal. João Batista Figueiredo. Os cantores: Ângela Maria, Gregório Barrios, Demônios da Garoa, entre outros.

Conexão Itajubá - Sede Social do Clube Itajubense

No final da década de 50 foram pintados painéis nas paredes dos salões pelo artista plástico holandês Henk Asperslhag, o mesmo que pintou a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Soledade. Apressado em voltar à Europa, fez as pinturas nos painéis com as mesmas figuras de anjos e santos pintados na Igreja, com uma diferença, os pintou seminus. A sociedade da época , na maioria católica, condenou as pinturas e exigiu que fossem retiradas, pois consideravam-nas escandalosas. Existe ainda em seu interior uma escada em caracol, feita de madeira encaixada e ainda em uso desde 1927.

Todas as portas e janelas das fachadas são também de 1927 e estão em perfeitas condições. No andar superior além do Centro Cultural e da Sala Fructuoso Vianna, abriga um importante acervo de livros históricos em sua biblioteca.

É ainda hoje o ponto de encontro da sociedade itajubense e local onde acontecem alguns dos principais eventos culturais e sociais de Itajubá.