A Maratona Brasileira de Programação é promovida pela SBC e é parte da etapa regional sulamericana da ACMInternational Collegiate Programming Contest(ICPC), onde times de alunos de graduação e pós-graduação na área de computação e afins competem para solucionar problemas de programação. Durante o evento, os times compostos por três alunos tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 8 ou mais problemas que são entregues no início da competição. À sua disposição estes alunos têm apenas um computador e apenas material impresso.
O objetivo é promover aos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, o aprimoramento na lógica de programação, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Para Itajubá esse evento é muito importante, já que, além do APL TIC (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação) que está sendo criada na cidade, ela está entre as 10 melhores cidades brasileiras para se abrir uma empresa de tecnologia segundo a UOL.
O pré-lançamento do APL TIC está agendado para dia 10 de setembro às 19h30 na FEPI. Nos dias 30, 31 e 01 de setembro foi realizado o Startup Wekeend na UNIFEI (realizado pela primeira vez em uma cidade do interior – Itajubá) e em breve a cidade vai sediar o Tedx. Os dois últimos eventos são voltados para empreendedorismo, porém grandes empresas estão sendo criadas hoje voltadas para o Digital, necessitando assim de bons desenvolvedores, explica o professor do Curso de Sistemas de Informação da FEPI, Fabio Augusto Oliveira.
Levando em conta todos esses fatores, julgou-se interessante realizar a 2ª Maratona Mineira de Programação (realizada em maio deste ano na UNIFEI) e agora a 1ª fase da 18ª Maratona Brasileira de Programação que será realizada no dia 14 de setembro na FEPI, para fortalecer e aumentar a cultura tecnológica na cidade. Participarão da 1ª fase da 18ª Maratona Brasileira de Programação a FEPI e UNIFEI (Itajubá), INATEL e FAI (Santa Rita do Sapucaí), Unis (Varginha), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (Muzambinho), Faculdade Presbiteriana Gammon – FAGAMMON (Lavras), Universidade Federal de Alfenas (Alfenas) e a Fundação de Ensino de Superior de Passos (Passos).
O evento é fechado e já se encerraram as inscrições. Apenas alunos de instituições de ensino superior podem participar e quem participa pode acrescentar isso no currículo como um diferencial, já que as empresas têm dado essa preferência.
Realização
• Fepi – Centro Universitário de Itajubá
Apoio
• Intermec
• Savoir
• Intelliware
• Zertico
• TR Soluções
• CVS Sistemas
• InfoTech – Informática e Tecnologia (SRSapucai)
• Prime Interway
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM