Acontece no próximo dia 15 de agosto a tradicional Festa de Nossa Senhora da Piedade. O evento será realizado no bairro Piedade e comemora os 101 anos de devoção à padroeira de Itajubá. Serão celebradas missas durante todo o dia, a partir das 7h da manhã, para atender os milhares de devotos que são esperados na cidade.
Segundo Pe. Mauro Ricardo, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, a bela história da santa começa no ano de 1914 com Dona Virgínia, que encontra uma imagem, leva para casa e pouco tempo depois batiza de Nossa Senhora da Piedade. Dona Virgínia se muda para antigo bairro Tijuco Preto, hoje bairro Piedade, onde se localiza o santuário e recebe milhares de devotos e rezas. Os relatos de graças e milagres alcançados surgiram e o movimento só aumentou desde então.
A casa de Dona Virgínia que no princípio abrigava a imagem se tornou pequena e como o bairro cresceu, lá foi construída uma igreja que mais tarde se transformou no Santuário de Nossa Senhora da Piedade. O Pe. Mauro Ricardo explica que o santuário é reconhecido pela peregrinação, ou seja, uma igreja que recebe devotos se fora da região e não apenas a participação da comunidade local.
Também o nome da santa possui uma história. Segundo contam, Dona Virgínia não havia identificado a imagem e um dia orou pedindo a Deus que revelasse o nome da santa. Sentada na cozinha, ela adormeceu e teve um sonho. Avistou um grande salão cheio de flores brancas, um banco com três moças sentadas e um armário que guardava a imagem. De repente, a porta do armário se abriu e as três moças exclamaram uma após a outra: ‘Nossa … Senhora … Piedade!’. Essa Nossa Senhora da Piedade não é a Pietà de Michelangelo, muito mais antiga. Após a revelação do nome, no entanto, se iniciaram os milagres.
No dia 15 de agosto, acontece a parte social da festa e será promovido um almoço e venda de assados no salão de eventos. A parte social é administrada pela igreja, se encerrando às 19h.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM