Olá, pessoal!
A 10ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira será realizada de 15 a 21/05/2023. Vocês devem estar estranhando, pois em dezembro de 2022, noticiamos aqui no Conexão Itajubá que estava ocorrendo a 9ª edição anual da semana. Mas por que uma nova edição em tão pouco tempo? Certamente o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), responsável pela iniciativa, deve estar colocando o calendário da Semana ENEF em dia, pois, em edições anteriores a pandemia, o evento sempre ocorreu no meses de maio. Pelo pouco tempo entre a 9ª e a 10ª edição da semana, o FBEF manteve o tema da edição anterior, que é a RESILIÊNCIA FINANCEIRA.
Na artigo publicado aqui no Conexão Itajubá, em 16/12/2022, nós respondemos à pergunta da Dona Ana Maria, que gostaria de saber o significado do termo RESILIÊNCIA FINANCEIRA. De modo geral, explicamos e relembramos, que o termo está relacionado com a capacidade das pessoas e das famílias resistir, lidar e se recuperar de eventos financeiros negativos, ou seja, de “sobreviver” a situações financeiras inesperadas e em diferentes dimensões da vida (que podem estar relacionadas à saúde, a perda de emprego, mudanças repentinas, entre outros eventos).
De forma direta, podemos associar o termo resiliência financeira ao endividamento das famílias brasileiras. Os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontou que 78,3% das famílias brasileiras está endividada em abril de 2023(com ou sem parcelas em atraso). Esse resultado é quase 1% superior resultado encontrado no mesmo período de 2022.
O que chama mais atenção é que de abril de 2022 para abril de 2023 a parcela de inadimplentes subiu de 28,6% para 29,1% e o percentual daqueles que não terão condições de pagar suas dívidas subiu de 10,9% em 2022 para 11,6% em 2023. Ou seja, a população está cada dia mais endividada e mais pessoas entram para o contingente daqueles que não conseguirão pagar suas dívidas.
Esses dados indicam que, em abril de 2023, as pessoas que se encontravam entre os 11,6% que não terão condições de quitar suas dívidas não possuem resiliência financeira alguma. Pois, de acordo com o artigo internacional The Role Financial Literacy and Financial Planning to Increase Financial Resilience: Household Behaviour as Mediating Variable, pode-se indicar, resumidamente, as seguintes práticas para promover e desenvolver a resiliência financeira:
Assim, se você se encontra em situação de inadimplência, você quase que, automaticamente, perdeu a condição de ser resiliente financeiramente. Portanto, mais uma vez reforçamentos que, melhorar o seu nível de alfabetização financeira é a melhor forma de atingir e aumentar a sua resiliência financeira.
Esperamos que tenham gostado do nosso painel de hoje.
Aproveitamos para desejar a todas as mães um excelente Dia das Mães.
Abraço e até o nosso próximo painel de educação financeira !