
A Faculdade de Engenharia e Pedagogia de Itajubá (FEPI) se prepara para sediar a 2ª Batalha ENGETEC 2025, evento que promete movimentar a comunidade acadêmica e despertar o interesse dos alunos do ensino médio pelas áreas de engenharia e tecnologia. A iniciativa tem como objetivo aproximar jovens estudantes do universo prático da engenharia por meio de desafios dinâmicos e interativos.
Segundo o professor Danilo Nunes, coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção da FEPI, e o professor Rodrigo Lima, coordenador dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Segurança do Trabalho da FEPI, a proposta do evento é promover uma competição saudável entre escolas da região de Itajubá, incentivando a criatividade, a aplicação de conceitos técnicos e o trabalho em equipe.
Ao todo, serão cinco modalidades de disputa: Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Tecnologias (Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas). Cada escola poderá inscrever uma equipe com 10 alunos, que enfrentará provas práticas em todas as áreas.
De acordo com os coordenadores, os desafios são planejados para serem acessíveis e estimulantes, permitindo que os jovens vivenciem na prática situações reais enfrentadas por engenheiros. Além da experiência, os participantes disputarão premiações em dinheiro para as três equipes mais bem colocadas.
O evento está marcado para o dia 3 de novembro, a partir das 8h da manhã, no campus da FEPI, com inscrições já abertas através do site oficial da instituição (www.fepi.br).
No ano passado, o Colégio Major João Pereira foi o grande vencedor e defenderá o título nesta edição. Além da competição, o público poderá acompanhar de perto os desafios, torcer pelas equipes e conhecer mais sobre as áreas da engenharia.
Por Redação, com informações de Danillo Nunes e Rodrigo Lima