No dia 31 de março, celebra-se o Dia da Saúde e Nutrição. Com essa informação a primeira coisa que poderíamos pensar é:
– Por que intitular um dia todo para celebrar questões como Saúde e Nutrição?
– Saúde e Nutrição não deveriam ser celebradas todo o santo dia?
Datas comemorativas são inventadas para que possamos pensar, refletir ou mesmo agradecer quem ou o quê está se comemorando. Deveria ser assim no Natal (ao refletir o espírito natalino, de família e celebração da vinda do menino Jesus), deveria ser na recente comemoração do dia das mulheres (agradecer pelas mulheres existirem, pensar nas conquistas que tivemos em relação à igualdade de sexos e o que podemos ainda fazer para diminuir ainda mais as desigualdades) e assim em outros dias, como o dia 31 de março.
Já que é para refletir. Então ficam as perguntas:
– Como estou tratando minha Saúde?
– E se Saúde está intimamente ligada ao que comemos; como está sendo minha Nutrição?
Sabemos que as facilidades e tentações da vida moderna transformaram a obesidade em um problema de saúde pública. Segundo o Ministério da Saúde, 43% dos brasileiros estão acima do peso.
Maus hábitos alimentares e sedentarismo são apontados como os principais responsáveis pelo ganho de peso. Já a alimentação correta, além de colaborar para manter uma silhueta elegante, comprovadamente também reduz o risco de várias doenças. Refeições balanceadas e bem distribuídas podem sim prevenir enfermidades.
Outro problema da vida moderna é o stress que diariamente acomete nossa saúde e ele ainda faz uma “tabelinha perfeita” com uma nutrição de má qualidade:
O ciclo costuma ser mais ou menos assim – a rotina de trabalho, que é cada vez mais exigente, deixa pouco tempo para que possamos pensar numa refeição equilibrada. Com menos tempo para as refeições, muitas pessoas acabam consumindo refeições rápidas, que normalmente são ricas em gordura e açúcares. Essa alimentação normalmente é realizada fora de casa, e a oferta abundante de alimento, faz com que há exageros nas quantidades. E a última etapa deste ciclo a gente já conhece – obesidade e doenças ligadas à mesma, como diabetes, cardiopatias, níveis altos de colesterol, dentre outras.
É interessante atentarmos que as facilidades da vida moderna, não trouxeram somente prejuízos à nossa saúde. Atualmente, muitas doenças são fáceis de tratar se diagnosticadas rapidamente, por isso é importante consultar os médicos periodicamente. Também não deixe de consultar farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos, profissionais que poderão auxiliar bastante na busca de uma melhor saúde e qualidade de vida, através da alimentação correta, exercícios periódicos e uso consciente de medicamentos.
Para finalizar, que tal utilizar o dia 31 de março com um marco para a mudança de comportamento rumo a uma vida mais saudável?
Lembre-se que quem é saudável, vive mais, vive melhor, tem mais ânimo e gosto em pela Vida!
PS: na coluna anterior prometemos que escreveríamos hoje sobre medicamentos sintéticos, fitoterápicos, homeopáticos e biotecnologia. No entanto, devido à importância da celebração do dia da Saúde e Nutrição, este post foi adiado para ser o nosso próximo assunto.
Até lá e obrigado por acompanharem nossa coluna!
Para mais informações, acesse https://www.farmaciasempreviva.com.br/