Comemorou-se na data de ontem (08) o Dia da Vitória, data formal da derrota da Alemanha Nazista em favor dos Aliados na Segunda Grande Guerra. O Comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Combate Coronel Gilberto da Cás explica que a guerra simboliza uma luta a favor da liberdade, da democracia, da igualdade, da justiça e isso tudo simboliza o dia 8 de maio.
No Brasil a data não é muito celebrada, diferente dos países da Europa, onde a data é feriado nacional. Durante a 2ª Guerra Mundial, o Brasil lutou pelos Aliados, enviando a Aeronáutica, a Marinha e o Exército. A Aeronáutica tinha a missão patrulhar o Atlântico, auxiliando a Marinha que fazia a escolta dos comboios marítimos, chegando a escoltar mais de 3 mil navios, brasileiros ou não, em 2 anos, e o Exército foi para o norte da Itália participar de um corpo de exército americano que tinha a missão de conquistar os caminhos pro norte, abrindo caminho para Berlim.
O dia 8 de maio marca a rendição alemã. Sitiada a partir de 16 de abril pelo exército russo, a Alemanha, diante da morte de Mussolini e Hitler, passa a negociar sua rendição que se deu no dia 7 de maio, declarando o dia 8 como Dia da Vitória.
Importante perceber que a data comemora o fim da guerra na Europa, uma vez que ela continua no Japão, mesmo depois da rendição dos generais alemães. No dia 6 de agosto ocorre o episódio da bomba a atômica e no dia 15 de agosto apenas, o Japão se rende.
Em Itajubá, o 4º Batalhão de Engenharia de Combate mesclou a comemoração do Dia da Vitória com a solenidade da entrega da boina que contou com a presença de familiares e amigos. Ao final do período básico de treinamento dos soldados recrutas acontece o acampamento, onde os conhecimentos desenvolvidos são testados, a boina é uma vitória particular de cada soldado.
O Comandante da Cás ainda explica que o 4º Batalhão de Engenharia de Combate recebeu a alcunha de Pontoneiros da Mantiqueira devido aos pontoneiros que participaram da guerra junto ao 9º Batalhão que agiu na Itália. Ele ainda parabeniza os soldados que conseguiram finalizar seu treinamento e comenta a importância de se alcançar seus objetivos.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM