Comemora-se no dia 25 de agosto o Dia do Soldado, data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro e que foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido por Duque de Caxias, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803.
Luís Alves de Lima e Silva passou por toda história de afirmação brasileira, participando das guerras de independência, guerras que tentaram derrubar a regência e 1941 foi nomeado presidente da província para pacificar o movimento Balaiada no Maranhão. Sua última disputa naquela região foi na cidade de Caxias, o que lhe rendeu o título de Barão de Caxias. Seu local de nascimento era Porto Estrela, posteriormente chamado Desterro e hoje conhecido como a cidade de Duque de Caxias.
Duque de Caxias foi consagrado patrono do Exército Brasileiro em 13 de março de 1962 e, desde 25 de agosto de 1925 e data é considerada como o Dia do Soldado do Exército Brasileiro. Uma das várias passagens desse grande homem acontece no final sua carreira vencedora, no começo da Guerra da Tríplice Aliança. Naquela época ele era apenas um conselheiro da guerra, no entanto, com a dificuldade de se coordenar os exercícios, Caxias foi nomeado Marechal e assumiu o comando das tropas.
O Dia do Soldado será comemorado em todo o Brasil e no 4º BECmb acontecerá uma formatura, com entrega de medalhas e condecorações aos militares e personalidades civis da cidade. Toda comunidade está convidada a assistir a solenidade a partir das 10h da manhã de segunda-feira, dia 25 de agosto.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM