Instituição policial mais antiga do Brasil, a Polícia Militar de Minas Gerais completou no domingo (9) 238 anos e, para comemorar, nesta quinta-feira (13), o 56º BPMMG fará a sua solenidade às 9h30.
A Polícia Militar teve sua origem em 1775, com a criação do Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em Ouro Preto, que se prestava a fazer a escolta do ouro que a Coroa Portuguesa garimpava nas Minas Gerais. Hoje, depois de muitas mudanças, a instituição trabalha não só como força auxiliar do Exército, mas, sobretudo, fazendo um trabalho comunitário e voltado para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
O Tenente-Coronel Alexandre Nocelli, comandante do 56º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (56º BPMMG) conta que a Polícia Militar evoluiu muito e que se espera que evolua ainda mais. Ele ainda compara a profissão de policial militar ao sacerdócio devido ao sofrimento em função da sua missão e diz que é uma profissão muito bonita em que há o compromisso em proteger o cidadão mesmo ao custo da própria vida.
O Tenente-Coronel também falou da mudança de postura da Polícia Militar ao longo da história, passando de uma aliada na ditadura para uma instituição que busca cada vez mais parcerias para um trabalho que dê cada vez mais resultados. Ele comenta que se a Polícia continuar prendendo cidadãos na velocidade que faz agora, em 100 anos haverá mais pessoas presas que em liberdade no Brasil.
Com esse indicativo fica claro que apenas o sistema reacionário não é o bastante, é preciso trabalhar com intensidade também numa vertente educacional e de prevenção. Perdeu-se muito em repeito aos pais, às autoridades, aos mais velhos, aos professores em qualquer ambiente. Esses valores precisam ser recuperados e preservados, conta Nocelli.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM