Nos dias 20, 21 e 22 de agosto escaladores subirão pelas paredes em vias de escalada da oitava edição do Festival de Montanha do Sul de Minas, em Itajubá – MG.
Pedra do Urubu e Pedra da Anhumas são algumas das atrações que esperam escaladores de todo o Brasil para o “8º Festival de Montanha do Sul de Minas”, evento realizado pelo Clube Montês Itajubense (CMI), especialmente no mês de agosto, em comemoração ao aniversário da entidade. “Este ano o Festival de Montanha acontecerá no Bairro da Capituba, local que possui uma das melhores rochas de escalada do Brasil, a Pedra da Piedade. Esperamos mais de 300 pessoas que costumam vir à Itajubá para prestigiar o evento”, expressou o Presidente do CMI, Orlando Mohallem.
O Festival de Montanha oferecerá aos participantes um final de semana recheado de atividades de escalada, muita adrenalina, contato com a natureza e mensagens sobre preservação ambiental, saúde e qualidade de vida, através de palestras ministradas por personalidades da escalada brasileira. (Veja Programação)
Identificado como um dos Eventos Âncoras do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, durante o Workshop de Direcionamento Turístico realizado pela Secretária de Estado de Turismo – SETUR/MG e Instituto Marca Brasil, o Festival de Montanha propicia que turistas permaneçam mais tempo no município, contribuindo para o aumento do consumo dos equipamentos turísticos e para o desenvolvimento do turismo. “O Festival atrai turistas, em especial os amantes do montanhismo, movimentando a economia do município e região através da valorização do meio ambiente, uma das matérias-primas do turismo. É um evento contínuo, que a cada ano conquista ainda mais credibilidade e reconhecimento”, comentou o Presidente do CT Caminhos do Sul de Minas, Cléber Marinho da Cruz.
Segundo Orlando Mohallem, o Festival também traz benefícios às comunidades rurais. “O que consideramos mais importante é que contribuímos para a formação de uma cadeia produtiva, pois além de movimentar o comércio, conseguimos gerar desenvolvimento para as comunidades das áreas de montanhismo, repassando uma parte da renda adquirida aos proprietários dos locais utilizados para a realização do evento”, disse ele.
Programação:
20/08/2010 – Sexta-Feira
20:00 – Palestra: Apresentação CMI 2010 – Daniel Bruno
21:00 – Palestra: CMI no Huayna Potosi 6088m – Juliano Ribeiro
21/08/2010 – Sábado
07:00 – Atividades: Escalada em Rocha na Pedra da Piedade, Pedra do Urubu e Paraíso.
07:00 – Atividades: Apresentação do novo local de escalada “Pedra da Anhumas”
15:00 – Atividades: Mountain Bike Circuito das Pedras
20:00 – Palestras:
> Tema: “Viagens, Competições e Eventos” – César Grosso
Mais conhecido como “Cesinha”, teve seu primeiro contato com a escalada ainda no colégio, em 1995. A transição desde aquela época até os campeonatos mundiais foi um caminho natural e desafiador. Sua rotina de treino é volumosa e intensa. Em 2009 conquistou os seguintes títulos na escalada esportiva: 7° Colocado no Master de Shanghai – China; Vencedor do Boulder Fest Casa de Pedra – São Paulo; 14° Colocado no Master de Serre Chevalier – França; 15° Colocado na Copa do Mundo de Escalada, etapa de Barcelona – Espanha; Penta-Campeão Brasileiro de Escalada de Dificuldade; 2º.lugar no OPEN Internacional de Boulder – Santiago, Chile.
> Tema: “Os Quatro Gigantes Bolivianos” – Pedro Hauck
Geógrafo, formado pela UNESP – Rio Claro SP, Mestre em Geografia Física na UFPR – Curitiba – PR e montanhista desde 1998. É editor do site AltaMontanha.com, um dos maiores portais de montanhismo e escalada em língua portuguesa e também escreve o site GenteDeMontanha, aonde relata experiência pessoais junto com Maximo Kausch.
> Tema: “Escaladas Pelo Mundo” – Edemilsom Padilha
Nascido em 1972, iniciou na escalada em 1990. Proprietário da marca Conquista, hoje ele se dedica a escalada de grandes paredes. Para ele, “a escalada proporciona o equilíbrio para mover-se pelo mundo atual, desfrutando de suas belas paisagens e de preciosas amizades”.
22/08/2010 – Domingo
07:00 – Atividades: Escalada na Pedra da Piedade e Pedra do Urubu e Pedra da Anhumas
07:00 – Atividades: Travessia da Pedra Aguda
As palestras e demais atividades estarão concentradas no Bairro da Capituba (Itajubá – MG) km 01.
Fonte: Objetiva Comunicação Estratégica