A AIESEC em Itajubá, através de seu braço de responsabilidade social, que atua nas instituições sociais de Itajubá, desenvolveu o projeto Lado a Lado. Este projeto viabiliza o compartilhamento de experiências entre ONGs e promove a visão coletiva das necessidades e deveres do terceiro setor de Itajubá. O projeto será conduzido por um grupo de intercambistas que auxiliará ONGs de Itajubá a trabalharem de forma a atinjir resultados efetivos em sua missão com a sociedade.
O projeto trará ao Brasil jovens estudantes de vários lugares do mundo, como Singapura, Índia e Inglaterra, através do levantamento dos dados, das características e das dificuldades de cada ONG. Também compartilhará estes levantamentos com as demais ONGs, para que elas possam aprender e evoluir com as experiências umas das outras.
O intercambista terá duas funções principais: realizar uma atividade designada pela própria ONG e, em paralelo a esta traçar o perfil de trabalho da mesma. Com este perfil em mãos, o time do Lado a Lado poderá reconhecer as necessidades de cada ONG. Assim, por meio de dois intercambistas rotativos, cuja função é estabelecer um elo entre os outros intercambistas, organizará dois eventos previstos pelo projeto. A proposta para estes eventos é, além de discutir o tema responsabilidade social e empreendedorismo social, oferecer treinamentos focados nos pontos levantados de forma a favorecer a sustentabilidade das organizações do terceiro setor.
Quatro intercambista, um indiano, Praveen, uma cingapurense, Jane, um nigeriano, Ejike, e um chinês, Vitor, estão aguardando o visto de suas respectivas embaixadas para chegar a Itajubá. Jane trabalhará como organizadora de eventos e o Praveen trabalhará na AAMAI, ONG parceira do projeto. Ejike trabalhará com Associação Viva a Vida, e o Vitor abordará outras organizações que podem participar do projeto mesmo sem receber um intercambista no momento.
A intercambista inglesa Ruth Watkins, já está em Itajubá desde julho do ano passado e em março iniciou seus trabalhos no LaL. Ruth visitou as ONGs para levantar as características de funcionamento de cada uma delas. Ela utilizou uma dinâmica para levantar as funcionalidades, fraquezas e áreas das ONGs que devem ser trabalhadas pelos intercambista.
O projeto Lado a Lado conta com o patrocínio de quatro empresas de Itajubá: CABELAUTO Brasil, Ômega, MOABE e Orteng que estão beneficiando três ONGs do município de Itajubá: Viva Vida, Casa de Guadalupe e A.A.M.A.I.