Entre os dias 8 e 10 de março a cidade de Itajubá sediou o Seminário Internacional – A Economia da Mantiqueira. Nesta oportunidade 15 trabalhos foram apresentados pelos mais renomados pesquisadores da área de desenvolvimento regional e urbano do Brasil e do exterior. Pesquisadores da USP, UFJF, UFPR e do exterior estiveram na Mantiqueira para mostrar os resultados dos estudos.
Destacam-se os resultados que indicam o atual índice de desenvolvimento dos municípios da Mantiqueira. Região com uma grande heterogeneidade de desenvolvimento econômico, social e até mesmo de tamanho dos municípios.
O índice sintético também apresenta o potencial latente de desenvolvimento local da Mantiqueira. Elaborado com base em informações públicas (IBGE e RAIS) em nível municipal foi possível criar um indicador sintético local para a Mantiqueira constituído por 19 variáveis e que congregam as dimensões de Desenvolvimento social, Crescimento econômico, Meio ambiente e Agropecuária.
As variáveis que compõem cada indicador são:
1 – Desenvolvimento Social – negativamente relacionado à taxa de mortalidade infantil e positivamente relacionado a expectativa de vida e às taxas de ensino fundamental, médio e superior e aos IDHs de educação e renda;
2 – Crescimento Econômico – positivamente relacionado com o crescimento populacional, e as taxas de crescimento do valor agregado total e dos valores agregados da indústria, agricultura e serviços;
3 – Degradação do Meio Ambiente – positivamente relacionado com a taxa de crescimento da emissão de CO2 e com a participação da área das pastagens plantadas nos estabelecimentos agrícolas, no entanto, negativamente relacionado com a participação da área das matas e florestas dos estabelecimentos agrícolas.
4 – Agropecuária – relação positiva com a participação da área das lavouras nos estabelecimentos agrícolas e com as taxas de crescimento da produção agroflorestal e do emprego agropecuário.
Para o cálculo do índice geral de desenvolvimento cada um desses componentes tem um peso, mantendo a ordem de importância do mais importante (componente 1) ao com menor peso no índice geral (componente 4).
Os maiores valores obtidos em índices padronizados indicam melhores desempenhos nos indicadores. Resultando no Índice de Potencial de Desenvolvimento Local da Mantiqueira conforme o Mapa a seguir:
Tendo como os 10 municípios com maior potencial de desenvolvimento os apresentados na Tabela a seguir:
Muitos outros resultados interessantes foram apresentados no seminário internacional e poderão ser apresentados em artigos futuros aqui no Conexão Itajubá.
Até lá!