Na nossa história recente, tivemos uns bons anos de experiências mal sucedidas, tempo de baixa estima, depressão e falta de motivação. Felizmente, esta fase da vida brasileira foi ultrapassada e apesar de alguns novos problemas (violência urbana, difusão de drogas maléficas, caos no transito das metrópoles, problemas climáticos, educação básica deficiente, etc), há uma esperança no ar. É notória a melhoria no padrão de vida das classes menos favorecidas, o aumento de nossa moral perante o dito Primeiro Mundo, certa neutralidade perante as atuais crises econômicas mundiais, um forte trabalho contra a corrupção política e outras boas notícias.
Dentre elas, uma oportunidade fantástica de maior promoção do país, mais entrada de divisas, aumento de empregos, aumento da renda das pessoas, novas oportunidades de negócios, melhoria na infra-estrutura geral, aumento da auto-estima da população, ou seja, uma chance de acelerar os processos que poderão colocar o Brasil num novo patamar e quem sabe deixar de ser um país “em desenvolvimento” para ser finalmente um país desenvolvido. Esta chance, está nos 2 grandes eventos, quase simultâneos, que vem vindo aí, e que vale a pena insistir – a Copa do Mundo de Futebol (2014) e Olimpíada Mundial (2016).
E também o momento do país, ou seja, Poder Público e população, aumentarem a percepção de como as atividades do Turismo são importantes para o desenvolvimento social, econômico e político.
Estes 2 eventos serão um oportunidade imperdível de fazer uma atividade de marketing e propaganda das nossas riquezas, das nossas potencialidades, e não só da nossa “promessa futura”, mas da nossa nova realidade, como país, perante aos demais.
E lá vem o Turismo despontando como ferramenta sedimentadora destas perspectivas !
Porque estão sendo reivindicadas as melhorias das estradas, dos aeroportos, dos transportes urbanos, da aparência visual das cidades, dos meios de hospedagem, dos meios de comunicação, da melhoria da postura no atendimento, etc ? É porque a população precisa e merece, é claro, mas o efeito catalizador tem sido a proximidade destes 2 grandes eventos comentados. E o que está por traz disto tudo ? Turismo…
Assim sendo, é necessário trabalhar para melhorar as condições de vida das pessoas, incentivar o desenvolvimento do nosso quadro de atletas, proporcionar ao esporte um novo status, até para a melhoria da formação, educação e hábitos dos brasileiros, mas entender que o Turismo atua fortemente no desenvolvimento geral do país, pois proporciona aumento de riqueza, aumento da auto-estima e até aumento da posição no país no ranking mundial. País que tem o seu Turismo bem desenvolvido, é bem visto, é mais visitado, é mais querido, é mais comentado, ou seja, ganha um destaque positivo.
Como não gostar destes privilégios ?
Os problemas políticos e de estratégia que estão atrapalhando o processo de preparação e realização da Copa e da Olimpíada no nosso país, parece que vão minimizar os bons efeitos, mas o Turismo gerado, não. Os políticos podem errar, a preparação pode falhar, mas os turistas vão colocar dinheiro no bolso e virão aqui gastar e tentar se divertir assim mesmo. Com certeza, teremos turistas insatisfeitos e reflexos negativos, mas os efeitos gerais, tenho certeza que serão aqueles que o Turismo proporciona: alegria, diversão, laser, novos negócios, aumento de empregos e renda e o Brasil, cada vez mais, como novo destino temporário e/ou fixo de muita gente, do mundo inteiro, no futuro.