Criada oficialmente em 1984, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), antigo Departamento de Arritmias e Eletrofisiologia Clínica (DAEC), é uma entidade médica sem fins lucrativos, afiliada à Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Os objetivos da SOBRAC são normatizar as atividades relacionadas às arritmias cardíacas no Brasil, promover o desenvolvimento científico e a valorização profissional da especialidade, além de orientar a população leiga a respeito dos problemas mais comuns ligados à arritmia cardíaca, por meio de campanhas educativas.
Com sede na cidade de São Paulo, a Sociedade tem atuação nacional, tendo criado em 2006 o Programa de Educação Continuada (PreCon), ligado à Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e à Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), e cuja finalidade é difundir e harmonizar condutas na área de arritmias cardíacas aos médicos da área clínica, em eventos realizados anualmente em diferentes regiões do país.
Realiza ainda, também anualmente, o Congresso Nacional de Arritmias Cardíacas, maior evento do gênero da América Latina, que reúne profissionais renomados do Brasil e do exterior.
O trabalho de conscientização da população leiga para o problema das arritmias e da morte súbita teve inicio em 2007, a partir do lançamento da Campanha Nacional de Prevenção da Morte Súbita, intitulada Coração Na Batida Certa, a qual instituiu o dia 12 de novembro para suas mobilizações junto a este público, em ações realizadas por associados e parceiros da Sociedade em todo o território nacional.
Franciele Coura do grupo Plantão de Saúde explica que o grupo é composto por profissionais de várias áreas e promove ações da SOBRAC no Sul de Minas.
E esse ano, o grupo Plantão da Saúde vai organizar o evento Coração na Batida Certa da SOBRAC no município de Delfim Moreira
Para o vice-prefeito de Delfim Moreira, Celiandro de Paula, “é uma grande alegria para o município ter a oportunidade de apoiar um evento como este”.
Será no dia 12/11/2017 das 8 as 12h na Praça Central de Delfim Moreira
Assista ao vídeo com mais detalhes da matéria.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM / SOBRAC