O óleo utilizado no preparo de alimentos como frituras pode provocar sérios danos ao meio ambiente. Por isso, as sobras do material não podem ser descartadas em locais como a pia da cozinha, já que um único litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água dos rios e córregos, e causar outros prejuízos ambientais. Em Itajubá, a Acimar (Associação de Catadores Itajubenses de Materiais Recicláveis), que recebe apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente, recolhe o óleo de cozinha usado e o encaminha para reciclagem.
O óleo, que na maioria dos locais de todo o mundo é causador de um grande problema, está sendo transformado em combustível produzido com matéria-prima renovável, o chamado bio-diesel. Além do benefício para o meio ambiente, a reciclagem do material ainda gera emprego e renda às famílias associadas à Acimar e que dela retiram seu sustento. “O óleo usado, quando jogado pela população na pia, segue pela rede de esgoto para rio. Ele entope a rede, polui as margens dos rios, impede a entrada de luz na água e dificulta a vida de plantas e peixes. E quando pensamos em reciclagem não podemos deixar de pensar no óleo de cozinha”, declarou a secretária de Meio Ambiente, Andriani Tavares Tenório Gonçalves.
Como fazer?
Separe uma garrafa pet ou embalagem de vidro e à medida em que for descartando o óleo usado no preparo de alimentos vá armazenando o produto. Com a embalagem cheia, ligue para a Acimar ou entregue o material na sede da associação, à avenida Pe. Lourenço da Costa Moreira, 3.300, no bairro Morro Grande. O telefone é (35) 3623.7794.
Fonte: Secom-Itajubá