Com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde em Itajubá já começou seus esforços com ações e palestras nas escolas, presídios e indústrias, além de ações específicas em feriados como o Finadengue, realizada no dia de Finados (02), contando com distribuição de panfletos e ainda tirou as dúvidas a respeito do tema.
O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea doAedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada, sendo que seu combate se dá através da prevenção, evitando esses depósitos em pneus, calhas, garrafas e outros. Rúbia Patrícia, Diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, conta que até julho deste ano foram detectados 15 casos de dengue em Itajubá, todos importados de outros municípios.
Os agentes da dengue realizam ações de prevenção em todos os bairros, por amostragem, e uma vez detectado algum foco de dengue, o tratamento é feito e todo bairro é visitado. O combate também atende a denúncias e assim como na fiscalização, uma vez que a denúncia se confirme, todo bairro passa por tratamento. Os bairros com maior número de focos da dengue em Itajubá são Nossa Senhora de Fátima (45 focos), Vila Rubens (12) e Santo Antônio (11 focos). Os focos foram encontrados em vasos de plantas, latas, garrafas e plásticos.
Diante da situação e para melhorar as ações, a Vigilância Sanitária decidiu entrar em contato com a Associação de Bairros e propor uma ação conjunta naqueles três bairros mais atingidos. Para denunciar o indivíduo não precisa se identificar e o atendimento é feito prontamente pelos agentes que orientarão a comunidade e farão a coleta se for o caso. Os telefones para contato com a Vigilância Sanitária de Itajubá são (35) 3692 1770 e (35) 9986 7153. As denúncias também podem ser feitas de maneira gratuita através do Fala Cidadão 0800 035 1788. Os agentes da dengue se apresentam com a camiseta e o crachá de identificação.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM