A RETIC (Rede de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) é um grupo de empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que surgiu em junho de 2012, a princípio somente com as empresas residentes no Parque Cientifico e Tecnológico de Itajubá, graduadas e incubadas da INCIT e com o objetivo de levantar demandas específicas daquelas empresas, bem como chamar empresas de Itajubá e região e coordenar o APL (Arranjo Produtivo Local).
Hoje, às 19h30 acontece o pré-lançamento do APL de Tecnologia de Informação. Trata-se de um pré-lançamento porque o processo precisa ser feito de maneira coletiva e são necessárias mais empresas participando e mais instituições apoiando o projeto. Já foi feito um levantamento prévio da região que indica que o APL é possível diante do número de empresas no setor de Tecnologia da Informação encontradas.
O pré-lançamento, portanto, tem esse objetivo de chamar essas empresas a participar do processo. Empresas de desenvolvimento de software, que desenvolvam aplicações paraweb sites, aplicações móveis para celulares ou mesmo que produzem o própriohardwaresão convidadas a comparecer no evento.
O APL compreende um raio de 100 km com centro em Itajubá e não há uma regra específica. Todos estão convidados. Como o fomento vem do Governo de Minas Gerais, cidades dos estados vizinhos não entrariam no arranjo, mas também estão convidadas para conhecê-lo no evento, comenta Pedro Delalíbera, presidente da RETIC.
O pré-lançamento do APL de Tecnologia de Informação vai acontecer nesta terça-feira (10) às 19h30 no Auditório Professor Antonio de Oliveira Rosa, na FEPI.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM