O que normamente as pessoas fazem quando procuram por uma vaga de trabalho em alguma empresa? Alex Arcanjo, Diretor da People Inglês e Informática, conta que a resposta mais comum é simples: elas fazem um currículo e então enviam para as empresas. Que empresas? Ele então questiona. Todas.
Alex Arcanjo explica que estatisticamente, para essa abordagem, apenas cerca de 10% das empresas que recebem aquele currículo estão de fato contratando para aquela vaga no dia que a pessoa apareceu. Isso significa que 90% do esforço é desperdiçado e mais, entregar para essas empresas que representam os 10% ainda não é garantia de que a missão está cumprida, a próxima fase é entregar o currículo para a pessoa correta.
Há dois problemas na estratégia apresentada: primeiro, a pessoa entrega o currículo para todo mundo, sendo que a maioria não está contratando e segundo, ela ainda entrega o documento nas mãos da pessoa que não toma a decisão. Não é difícil perceber que a chance de êxito em conseguir a vaga fica bem pequena. As dicas para melhorar a estratégica e aumentas as chances de se conseguir as vagas são cinco:
Qual o som mais doce ao ouvido do ser humano? As respostas são várias, mas a melhor mesmo é o próprio nome. É preciso fazer uma pesquisa e descobrir quem toma as decisões, o ambiente de trabalho e os desafios daquela empresa para então saber qual o papel seria desempenhado.
Por que você quer trabalhar naquela empresa? Para essa pergunta as respostas normalmente envolvem as palavras estabilidade, plano de carreira, bom salário e benefícios. Motivos para ajudar o candidato, não os da empresa. Nenhuma empresa vai contratar alguém para ajudar essa pessoa, pelo contrário, elas querem pessoas que deem uma contribuição excelente e diferenciada.
Cuidado com a linguagem corporal. Existem 3 comportamentos chaves que são comparadas com o comportamento dos animais sendo o boi, o leão e a águia que representam o comportamento vegetativo, as emoções e o intelecto. Uma boa dica para os candidatos é o livro “O corpo fala” que traz de forma simples e muitas vezes metafórica os vários comportamentos humanos. “Somos contratados por competências e demitidos por comportamento”, comenta Alex Arcanjo.
Saber o propósito do currículo. É importante ter a consciência da real função do currículo. O propósito do currículo é conseguir uma entrevista, apenas isso, não se trata de mostrar as habilidades e outras coisas como muitos pensam.
Aparência. Esteja bem vestido independente da vaga. Se lhe perguntarem porque estava usando aquela roupa, apenas responda “Eu vim com a melhor roupa que eu tinha”. Se possível, vá de social e caso perguntem porque foi tão chique para competir por uma vaga operacional diga “eu vim vestido de acordo com a importância que pretendo dar para o meu trabalho”.
Mais informações na People Inglês e Informática pelo telefone (35) 3622 8140.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM