A autoliderança é a capacidade que o individuo tem de tomar decisões e fazer escolhas fundamentadas nas suas prioridades, naquilo que ele julga importante. O tempo é o mesmo de sempre e não há muito a se fazer quanto a isso, o que se pode fazer é escolher como usá-lo de maneira a ser mais eficaz no uso do próprio tempo.
“Quantas pessoas já estiveram tão coupadas dirigindo que conseguiram tempo para reabastecer?”. Essa pausa para pensar em si mesmo é muito importante, no entanto, normalmente as pessoas só fazem essa pausa diante de crises, explica o professor Alex Arcanjo, diretor da People Inglês e Informática.
A maioria das pessoas é reativa, ou seja, respondem ao que acontecem a elas. Pessoas autolideradas agem de acordo com aquilo que é importante para elas e um dos principais problemas encontrados é não saber dizer não. “Dizer não para uma pessoa não significa que você não quer ajudá-la, mas que você está dizendo sim a algo mais importante” comenta Alex Arcanjo.
Primeiramente, é preciso identificar os ladrões de prioridade. A mudança não ocorrer do dia para a noite e é preciso deixar o hábito de delegar a responsabilidade para as circunstâncias. A sociedade hoje em dia é imediatista e as pessoas querem que todas as grandes mudanças aconteçam de maneira imediata, o que não acontece, e por isso desistem. As grandes mudanças,assim como aprendizado, acontecem como um processo.
Para mais informações sobre o assunto, acesseaquio artigo “Autoliderança: Como Realizar Mais em Menos Tempo”. Para entrar em contato com o professor Alex Arcanjo, ligue na People Inglês e Informática, telefone (35) 3622 8140.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM