Nem sempre é confortável pensar no que irá acontecer com o nosso dinheiro após a morte, porém garantir a segurança financeira das nossas famílias e herdeiros é uma preocupação constante. O Gerente da Caixa Econômica Federal, Edimar Ribeiro, em entrevista ao Conexão, fala sobre planejamento sucessório e outras maneiras de garantir a segurança financeira da família.
O Programa de Planejamento Sucessório é uma das alternativas oferecidas pela agência que, além de agilizar o repasse de valores para os beneficiários já nomeados, evita a burocracia e os gastos que um inventário demanda. Edimar explica que um dos instrumentos desse planejamento é a Previdência Privada, que também é uma opção de reserva financeira para projetos de logo prazo e uma maneira de complementar a aposentadoria.
O gerente destaca ainda uma importante diferença entre a previdência e a poupança: além do maior rendimento da previdência se comparado com a poupança, em caso de morte do provedor, o valor da previdência é repassado imediatamente aos seus beneficiários e já a poupança fica retida e deve passar pelo processo de inventário.
O melhor caminho então para evitar litígios e gastos desnecessários é sempre o planejamento. Não importa a idade ou a quantidade de patrimônios, sua segurança financeira depende da sua organização de investimentos.
Fonte: Conexão Itajubá / Rádio Panorama FM