Após terem sido diplomados na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), alunos da instituição receberam o diploma Arts et Metiers ParisTech. Hoje a UNIFEI tem cinco alunos diplomados dentro do acordo de duplo diploma (DD) e mais 15 que estão para obter o diploma de instituições que a UNIFEI possui esse tipo de parceria, como a UTC, ENSIAME, ENIM, Arts et Metiers ParisTech. Os acordos de DD abrangem os programas de graduação de Engenharia Mecânica, Engenharia da Produção, Controle Automação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Energia e Engenharia da Computação.
Conforme prevê o contrato de estudo dos alunos que participam do DD, eles saem do programa de formação da UNIFEI após terem cursado o 7° período e realizam um ano e meio de formação acadêmica na instituição conveniada. Nesse período os estudantes obtém uma formação de especialização diferente das existentes na UNIFEI (complementar), o que agrega mais valores ao seu diploma. Os alunos também conhecem um processo pedagógico diferente do usado na sua instituição de origem.
O discente Paul-Henry Korchiad, originário da Arts et Metiers ParisTech concluiu o duplo diploma na UNIFEI e hoje com o diploma nacional trabalha em uma empresa brasileira nos EUA. Para o segundo semestre de 2011, a UNIFEI receberá oito alunos de duplo diploma que seguirão os respectivos acordos.
O processo de internacionalização da Universidade segue em expansão também ao nível de pós-graduação. Estão em estudo três duplos diplomas para mestrado e doutorado, um com TU Dresden, Cranfield University e ainda com University of Florida.
O aluno da UNIFEI Flávio Benevides, após ter recebido o diploma Arts Metiess ParisTech, concorreu e obteve uma bolsa CIFRE para realizar uma tese de doutorado na Université Bordeaux I, financiada pela empresa RHODIA.
Fonte: UNIFEI