É quase impossível conversar sobre Educação Financeira sem abordar o assuntocrédito. Mas você sabe o que significa?
De modo geral a palavra crédito está ligada à crença, à confiança, à fé no que alguém diz[1]. Sob a óptica financeira, esta palavra possui exatamente o mesmo significado. Ao usar o crédito de um agente financeiro (loja, banco ou financeira), ele está depositando fé no seu compromisso de devolver o valor financeiro usado, em um certo período de tempo e mediante uma remuneração pelo uso daquele valor. Parece complexo, mas no dia-a-dia as coisas são bem mais simples. Veja esse anúncio como exemplo: “Compre seu carro novo com uma ENTRADA + 36 x de R$ 499 + Parcela Residual, pagando uma taxa de apenas 0,99% ao mês“. Ou seja, nesta frase está implícito que, ao adquirir aquele carro, você devolverá o valor do bem (o quanto foiEMPRESTADO) por meio do pagamento da entrada, das prestações de R$ 499 e da parcela residual. A devolução completa do valor ao agente financiador será em 36 meses (TEMPO) e, por estar usando o dinheiro de terceiros, será cobrando uma taxa (JUROS) de 0,99% ao mês. Viu com é simples?
O grande problema é quando não se consegue honrar com o compromisso assumido. Nesse caso, quem concedeu o empréstimo tem o direito de notificar que, aquela pessoa, não é digna de receber crédito. É nesse momento que surge, por exemplo, a figura do SPC Brasil e da Serasa Experian. Essas empresas são responsáveis pelo registro e disponibilização de informações das pessoas (como: nome, CPF, endereço, dívidas etc.), para qualquer agente que tenha acesso a esse serviço. Hoje, de acordo com a Serasa Experian, mais de um terço da população brasileira, cerca de 61 milhões de pessoas, são inadimplentes, ou seja, estão endividadas, não conseguem pagar suas contas.
Em Itajubá e região a situação não é diferente. Por esse motivo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá está promovendo a segunda edição da premiada campanha “Xô, Dívida”, que tem o objetivo de “recuperar o crédito e devolver o poder de compra aos consumidores inadimplentes”. Ações como essa acontece em todo o Brasil e são excelentes oportunidades para que os inadimplentes recuperem a confiança do mercado.
Mas CUIDADO! Não deixe que oazul do crédito recuperadose misture com osexageros da sexta-feira preta(Black Friday). Sem parcimônia, oazulcom opretopoderá resultar no descontrole e novermelhodas contas a serem pagas.
Prof. Dr. André Luiz Medeiros
DENARIUS – Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Financeira
Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG)
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).
[1]. “crédito”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/crédito [consultado em 23-11-2017].
Assista o vídeo com detalhes da matéria.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM