ESTÁBULO – Ofereça frequentemente o seu coração ao Menino Jesus. Peça-Lhe para fazer dele a Sua casa.
TELHADO – Procure construir o telhado do estábulo em boas condições, para que o Menino esteja protegido da chuva e do sol. Faça isto evitando cuidadosamente qualquer pecado contra a caridade.
FENDAS – Tape todas as fendas nas paredes do estábulo, para que o vento e o frio não entrem lá. Guarde os desejos de tentações na caixa de orações. Guarde especialmente os seus ouvidos contra as conversas pecaminosas.
TEIAS DE ARANHA – Limpe as teias do seu presépio espiritual. Tire do coração qualquer necessidade excessiva de ser louvado.
MANJEDOURA – Arranje o canto melhor e mais quente do coração para a manjedoura de Jesus. Consegui-lo-á abstendo-se do que gostar mais na linha do conforto e do divertimento.
PALHA – Forneça palha macia à sua manjedoura, fazendo pequenos atos de mortificação, como suportar o frio sem se queixar, sentar-se e ficar meditando etc.
COBERTORES – Forneça à manjedoura cobertores macios e quentes. Evite palavras ásperas e não se zangue. Seja gentil para com todos.
COMBUSTÍVEL – Traga combustível para o presépio de Jesus. Desista da sua vontade própria: obedeça prontamente a sua Igreja.
ÁGUA – Consiga água fresca e limpa para o presépio. Acabe com toda palavra que não seja verdadeira e todo o ato traiçoeiro.
PROVISÕES – Forneça comida para o presépio. Prive-se de alguma coisa nas horas das refeições ou de guloseimas.
FOGO – Tenha o seu coração aquecido por um fogo acolhedor. Seja grato a Deus pelo amor que Ele nos mostrou em Se tornar homem.
BOI – Ofereça ao Divino Menino a sua força física. Use-a ao serviço dos outros.
PRENDAS – Reúna alguns presentes para Deus e Sua Mãe. Dê esmolas aos pobres e reze uma dezena extra do rosário.
PASTORES – Convide os pastores mansos e humildes de coração a prestarem homenagens ao nosso Rei recém-nascido. Imite as suas vigilâncias e insista no discurso de que o Natal é importante porque Jesus nascerá novamente em nós.
ANJOS – Permita aos anjos adorar a Deus consigo. Obedeça as inspirações do seu anjo da guarda e da sua consciência cristã.
SÃO JOSÉ – Acompanhe a dor de São José ao ver fecharem-se-lhe as portas em Belém. Aprenda pelo silêncio e pela paciência a suportar recusas e desapontamentos.
VIRGEM MARIA – Vá ao encontro da sua Bem-aventurada Mãe. Leve-a à manjedoura do seu coração e peça-lhe que ponha nele o Menino Jesus. Substitua as suas demoradas conversas telefônicas por mais tempo junto à Sagrada Família.
Será um ano fascinante se tudo isto for praticado. Fascinante também é ter esperanças no amanhã, não invadir o espaço alheio, ser espontâneo, amar as pessoas incondicionalmente, vencer a tristeza, perdoar a todos, brincar feito criança e chorar de felicidade.
E como é fascinante ter pensamento positivo, respeitar os sentimentos dos outros, ser sincero, encontrar motivação nas pequenas coisas, entender que somos pessoas únicas neste mundo, não se apegar a bens materiais, adorar um dia de chuva, enxergar além das aparências e descobrir que precisamos uns dos outros.
Fascinante ainda é ver a beleza da alma limpa, vencer a passividade, saber que a vida é conseqüência das nossas atitudes, praticar a humildade, curtir as vitórias, viver apaixonado pela pessoa certa, entender que há limites para tudo, fazer parcerias com os amigos, dormir em paz, melhorar os relacionamentos, aproveitar as boas oportunidades e acreditar na vida eterna!
Quantos bons conselhos para vivermos um grande ano, repleto de bênçãos e felicidade! É um lindo presente de Deus permitir a qualquer pessoa se converter, amar e perdoar sempre. Pena que o tempo vai passando e muita gente não se deixa convencer que ser cristão é servir o próximo gratuitamente. É tão fácil experimentar e se apaixonar pela caridade!
Pense um pouco e responda: ‘Sou capaz de renunciar alguns dos meus sonhos para aceitar a vontade de Deus em minha vida?’. Para isto acontecer, basta você colocar mais amor no relacionamento com as pessoas.
Que tenhamos um santo Natal, um lindo adeus a 2013 e um feliz 2014 com muita fé no coração.