Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu hoje (9) a importação do remédio Onicit, indicado para evitar náusea e vômito durante o tratamento de quimioterapia contra o câncer.
De acordo com a Anvisa, foram encontradas irregularidades durante inspeção feita em abril na fábrica OSO Biopharmaceuticals Manufacturing, nos Estados Unidos, onde o medicamento é produzido. A importação para o mercado brasileiro é feita pela empresa Schering-Plough, de São Paulo.
A agência também decretou a suspensão da venda e distribuição do lote 0634/09 do fitoterápico Valeriana Officinalis (comprimido usado para problemas com insônia) – fabricado pelo laboratório Pharmascience, com sede em Minas Gerais.
O lote – fabricado em maio de 2009 e com validade até maio de 2011 – apresentou resultado considerado insuficiente nos testes de qualidade. A empresa terá de recolher o produto do mercado. A Anvisa recomenda que os pacientes interrompam o uso imediato dos produtos com lotes suspensos e procurem um médico.
Outra medida suspende a venda e fabricação de qualquer produto da empresa Verde Vida Ervas, também em Minas, por falta de registro na Anvisa. Um dos produtos da empresa – chamado Dorfim – estava sendo vendido ilegalmente em Santa Catarina, conforme a agência. As resoluções da Anvisa foram publicadas no Diário Oficial da União de ontem (9).
Edição: João Carlos Rodrigues
Fonte: Agência Brasil