Conhecendo suas necessidades, dificuldades e aspirações, o Programa Nacional de Autogestão e Autodefensoria constrói estratégias para incentivar o exercício da autonomia e independência da pessoa com deficiência intelectual, contando com a participação e o apoio da família.
O programa é uma das mais importantes iniciativas do movimento apaeano e começa com a autogestão, onde a pessoa tem o direito de gerenciar os próprios aspectos de suas vidas em atividades básicas do dia-a-dia como alimentação, autocuidados e vestuário, chegando até mesmo à autodefesa, explica a professora da Escopa de Educação Especial Sol Nascente Débora Conceição Maciel Silva.
Começa nesta semana, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que tem como objetivo a conscientização e promoção da pessoa com deficiência, visando maior acessibilidade. “Não é colocar apenas o aluno na escola, é tratá-lo como pessoa, é olhar para o ser humano e não para a deficiência”, comenta a professora Eliane Maria Santos Schwartz. É preciso dar oportunidade para que a pessoa deficiente tenha vontade de aprender.
Débora explica que é preciso quebrar o paradigma do assistencialismo, do paternalismo. A pessoa com deficiência é capaz de fazer muitas coisas além do que se imagina se lhes for dada a chance.
Começando nesta quarta-feira (21), a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla traz diversas atividades. Às 8h é a abertura com a manhã de autógrafos, onde os alunos do 5º da Escola Sol Nascente vão promover o “Manual para Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” no Espaço Cultural da APAE. O evento é aberto ao público.
No dia 23 o Grupo de Dança de Sapateado da APAE vai se apresentar no G9. No dia 26 acontece uma palestra com a Dra. Ana Lúcia de Oliveira com o tema “Quebrando os paradigmas da deficiência” e no dia 28 acontece a feira dos trabalhos das oficinas com a Oficina de Pintura, a Oficina de Cozinha, a Oficina de Autocuidados e a Horta. Ambos os eventos acontecem no Espaço Cultural da APAE.
O encerramento se dá no dia 30 com uma carreata. Toda comunidade está convidada a participar do evento e conhecer o trabalho da escola.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM