Pesquisa foi realizada com 1.012 empresas do comércio em todo o país, entre os dias 10 e 18 de setembro. As mais otimistas são as de grande porte. De acordo com a pesquisa, os brinquedos e os jogos eletrônicos vão liderar as vendas
Apesar da crise financeira mundial, o otimismo dos empresários para o Dia das Crianças 2008, em relação ao faturamento e às vendas físicas, é o maior registrado para o período desde 2005. De acordo com a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial – Dia das Crianças 2008, 52% das empresas brasileiras do varejo, em todo o país, esperam aumentar o faturamento nesta data. A Serasa ouviu 1.012 empresas do comércio em todo o país, entre os dias 10 e 18 de setembro.
No ano passado, a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial revelou que o percentual de empresários otimistas com o faturamento no Dia das Crianças era de 49%. Em 2006, esse percentual era 40% e 46%, em 2005. A perspectiva de queda também melhorou. Este ano, 8% acreditam em recuo do faturamento, contra 9%, em 2007, 23% em 2006 e 22% em 2005. O número de empresários que confiam na estabilidade caiu. Este ano são 40%, contra 42% no ano passado.
Segundo a pesquisa de 2008, as grandes empresas do setor continuam sendo as mais otimistas, 59% delas apostam em alta do faturamento. Em 2007, esse percentual era 64%. As pequenas, assim como no ano passado, confiam menos em melhores resultados, 50% acreditam em crescimento em 2008. Em 2007, as pequenas empresas estavam divididas entre crescimento (46%) e estabilidade (44%).
Na análise regional, as empresas do Centro-Oeste (60%), do Norte (59%) e do Nordeste (58%), estão empatadas no maior otimismo. A região Sul é a menos confiante, 48% dos empresários esperam alta e 44% acreditam que o faturamento vai permanecer igual ao ano passado. No Sudeste, 52% dos empresários apostam em aumento do faturamento.
Quantidades de itens vendidos também aumentará
Em relação às vendas físicas, a maioria dos empresários entrevistados, 52%, acredita em crescimento e 40% em estabilidade. Apenas 8% apostam em queda nas vendas, em todo o país. Em 2007, a perspectiva otimista era de 52%, a de estabilidade 38% e a de queda 10%.
De acordo com a pesquisa da Serasa, as grandes empresas do setor são também as mais otimistas nas vendas físicas, sendo que 57% de seus empresários confiam em alta, enquanto 49% das pequenas empresas compartilham da mesma perspectiva para esta data em 2008.
Na análise regional das perspectivas de crescimento das vendas, os empresários do Centro-Oeste (60%) estão empatados com os do Norte (59%) como os mais otimistas no aumento das vendas físicas, seguidos pelos do Nordeste (56%), Sudeste (51%) e Sul (48%). Todas as regiões experimentam aumento das expectativas de crescimento das vendas em relação à mesma data de 2007.
A Pesquisa de Perspectiva Empresarial apurou que os brinquedos tradicionais (61%) vão liderar as vendas para o Dia das Crianças 2008, seguidos pelos jogos eletrônicos (18%) e pelos celulares (10%). Com perspectivas menores estão as roupas e acessórios (tênis etc.), (4%), computadores, (2%), eletrônicos (som, TV, MP3) (2%) e demais 3%.
Do total de entrevistados, 52% esperam vender a prazo, e 48%, à vista. Nas vendas a prazo, os cheques pré-datados representarão 34% das transações, os cartões de crédito parcelados 34%, os financiamentos ou crediários 25%, os cartões de débito parcelados 4% e os cartões da própria loja parcelados 3%. As vendas à vista serão priorizadas por dinheiro (38%). Os cartões de crédito ficarão com 21%, os cheques com 20%, os cartões de débito 16%, os da própria loja 2% e os demais meios de pagamento, 3%.
Mesmo com o crédito mais seletivo, mais caro e com prazos mais curtos, devido aos acontecimentos globais, os empresários do varejo percebem que o consumidor não pretende restringir muito suas compras no Dia das Crianças 2008. O setor deve incrementar as promoções, inclusive postergando os pagamentos para a 1ª parcela do 13º salário, de forma a flexibilizar o orçamento familiar.
A Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial começou a ser desenvolvida em 2005 e apresentou um grande grau de assertividade em suas edições experimentais. Trata-se de um levantamento estatístico com uma amostra de empresas representativas do setor do comércio, dos portes pequeno, médio e grande e das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Fonte: Maxpress