A presidente e o vice-presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Itajubá e Região, Vilma de Oliveira Ribeiro e Antonio Marcello de Souza, convidam todos os aposentados, pensionistas e trabalhadores de Itajubá e região para a manifestação que vai acontecer nesta quinta-feira, dia 11 de julho às 17h na Praça Theodomiro Santiago.
O ato público vem reivindicar o fim do fator previdenciário, além da lei que já está em pauta para ser votada e que diz respeito às perdas salariais. Hoje, apenas 1% dos aposentados vive bem com a aposentadoria, os demais ou precisam de um complemento ou se veem voltando para o mercado de trabalho, o que é assustador, comenta Antonio Marcello.
Itajubá conta com cerca de 11 mil aposentados que geralmente, quando procuram a da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Itajubá e Região, não conhecem os próprios direitos. Os aposentados são então orientados de graça, no entanto, quando se fazem necessários os advogados, uma taxa de R$ 10,00 é cobrada. São apenas 50 pessoas filiadas à associação, o que é muito pouco. A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Itajubá e Região ainda trabalha com todo tipo de ação previdenciária jurídica (exceto auxilio reclusão).
Para mais informações sobre a associação ou para se associar, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Itajubá e Região se localiza na Rua Dr. Américo Oliveira, 702 (ao lado da Previdência Social). O telefone de contato é o (35) 3622 5341.
Vilma de Oliveira faz ainda um apelo aos aposentados e pensionistas que se lembram em qual deputado federal votaram, que eles liguem para o Congresso Nacional 0800 619 619 pedindo que votem a PL 5768/2013. Essa lei dá aos aposentados e pensionistas uma devolução daquilo que eles perderam, retroativa aos anos de perdas até que se chegue ao que o aposentado contribuiu.
Dessa manifestação que ocorre amanhã (11) sairá também um manifesto popular que será enviado ao Congresso Nacional. O movimento vai se identificar por uma faixa com os dizeres “A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Itajubá e Região pede o fim do fator previdenciário e a reposição total das perdas salariais”.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM