Depois de recuar 0,7% em agosto, a indústria vem apresentando crescimento no setor. Ainda que tímido, o percentual do mês de setembro foi positivo, ficando em 0,2%, com ajuste sazonal. Sem esse ajuste, no confronto com setembro do ano passado, a indústria cresceu 2,6% neste ano, após registrar taxas positivas nos meses de maio a agosto em 2016.
Segundo dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira (1º), os índices do setor industrial foram positivos no fechamento do terceiro trimestre de 2017, com 3,1%. O acumulado dos nove meses do ano também teve alta de 1,6%. No acumulado dos últimos doze meses, a indústria avançou 0,4% em setembro deste ano.
Na passagem de agosto para setembro, oito dos 24 ramos pesquisados apresentaram taxas positivas. As principais altas foram com produtos derivados de petróleo e biocombustíveis, com 6,7%, e produtos alimentícios, com 4,1%. Em agosto, as taxas dos dois setores tinham recuado.
Já entre os setores que sofreram queda na produção de agosto para setembro estão os produtos farmacoquímicos e farmacêuticos, com recuo de quase 21%, e perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal, com queda de 6,1%. O setor de fumo também sofreu queda de 15,5%.
Nas categorias econômicas, o setor de bens duráveis cresceu 2,1% na passagem de agosto para setembro. O segmento de bens intermediários registrou alta de 0,7%. Já o setor de consumo semi e não-duráveis recuou 1,8% na produção no mesmo período.
Em relação a setembro do ano passado, a indústria cresceu nas atividades de veículos automotores, reboques e carrocerias, com 20,9%. Outros setores que apresentaram contribuição positiva em relação a setembro de 2016 foram produtos alimentícios, equipamentos de informática e metalurgia, entre outros.
A pesquisa completa está disponível no site do IBGE.
Fonte: Agência do Rádio