Um aplicativo chamado SOS Chuva, desenvolvido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), permite a previsão imediata de chuvas e tempestades. Ele foi desenvolvido a partir das imagens fornecidas por um satélite, que cobre toda a América do Sul. A ferramenta permite aplicar filtros à pesquisa para que o usuário consiga receber avisos sobre tempestades nos minutos seguintes e em determinada distância.
Outra funcionalidade do aplicativo é poder fazer alertas de chuvas, que podem ser vistos por outras pessoas. É o que explica o pesquisador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Inpe, Luiz Augusto Toledo Machado.
“Ela consegue saber se tem raios nas proximidades, se tem chuva, para onde esta chuva vai se deslocar e também foi desenvolvido uma função que ela pode definir um alerta:”olha tem chuva na minha proximidade ou tem descargas elétricas ou tem uma tempestade intensa”, para diminuir a vulnerabilidade do próprio cidadão.”
Este ainda é um projeto piloto, que está ocorrendo no Estado de São Paulo, mas o intuito é que o aplicativo funcione, posteriormente, em todo o Brasil. Até agora, mais de 60 mil downloads foram feitos e o aplicativo pode ser baixado, de graça, pelo PlayStore (Android) e Apple Store (iOS).
Fonte: Agência do Rádio