Dentro de pouco tempo, Pouso Alegre contará com verdadeiras obras de arte a céu aberto, por meio do Arte nas Águas de Minas, projeto patrocinado pela Copasa, onde dois artistas locais e uma artista convidada, vão expor todo talento e criatividade em murais, com a temática água, que serão pintados em uma das unidades da Companhia na cidade.
E, para dar vida a esse trabalho, que acontecerá entre os dias 13 e 24/1, os profissionais locais selecionados, por meio de edital, foram o artista plástico Prado Neto e o designer gráfico e escritor de graffiti Jefferson Vilela.
Prado Neto, começou a desenhar desde pequeno e vem desenvolvendo técnicas diferentes, buscando assim um estilo próprio. Já expôs seus trabalhos em Lucknow, na Índia, na galeria Roshni Art Gallery, e também administrou workshops em uma escola sueca também situada na cidade de Lucknow.
Jefferson Vilela, mais conhecido como TADEO, iniciou sua trajetória como Escritor de Graffiti aos 19 anos. A partir de 2014, as artes visuais tornaram-se sua principal atuação cultural. Após adquirir experiência e vivência na cena, em 2020 começou a organizar eventos, oficinas e projetos de relevância cultural.
Artista convidada
E, para somar com a dupla, quem também participará do projeto, a convite da curadoria, será a artista Fênix, grafiteira, tatuadora e ilustradora, reconhecida por manifestar em suas obras reverências à plenitude de essências internas e raízes culturais, mantendo as suas origens vivas em seus estudos e processos criativos. Natural de Belo Horizonte, atua na cena de arte urbana mineira desde 2016.
Sobre o projeto
Até março de 2025, o projeto “Arte nas Águas de Minas” promoverá a produção de 18 obras de arte urbana em unidades da Copasa de seis cidades do interior do estado. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura e da Appa – Cultura & Patrimônio, com o patrocínio da Copasa, e viabilizado pelo Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
Divinópolis, Contagem e Araxá já contam com a beleza dos murais pintados pelos artistas locais. Além de Pouso Alegre, o projeto também irá contemplar as cidades de Montes Claros e Coronel Fabriciano, nas regiões Norte e Leste do estado, respectivamente.
Baseados em sua maioria na estética do muralismo e do graffiti, os trabalhos são assinados por seis artistas convidados de renome nacional e internacional, selecionados previamente pela curadoria do projeto, e por 12 artistas locais, sendo dois por cidade, escolhidos por editais publicados ao longo do percurso.