Numa tarde de inverno foi um Deus-nos-acuda. Jorge chegou e viu as maritacas se debatendo em pânico total. Estavam enroscadas numa linha de cerol, dessas que os meninos usam para soltar e cortar pipas. Completamente enroladas e impedidas de voar, foram parar num beirada de sótão da velha casa ao lado. Gritavam tanto que os carros pararam, o caminhão de cimento parou de fazer aquele barulho infernal e Jorge se preparou para a operação de reconhecimento e resgate. Logo começou a ajuntar gente. O pedreiro pôs a escada e foi subindo já um pouco nervoso porque a platéia aumentava a cada momento. Uns gritavam, “cuidado! Será que ele consegue? Quer ajuda?” E Jorge subia, pensando na imagem de bombeiro herói que sempre sonhara ser. Emocionado, chegou até às maritacas. Elas, assustadas, recusavam-se a serem tocadas, mesmo pelo amigo que já conheciam. Com muita dificuldade, ele foi tirando uma, depois outra. Teve que cortar a linha, mas a maritaca estava apavorada e bicava a mão de Jorge. Ele desceu com a ave assustada e deixou a outra lá em cima esperando.
Lá embaixo, a platéia se aglomerava. Ia passando um, parava e perguntava o que estava havendo, depois outro. Não faltaram celular, flashes e filmes. Toda a operação de salvamento foi gravada e dizem que até colocaram no “youtube”. As clientes da médica em frente saíram todas da clínica para assistir ao resgate. Quando Jorge desceu com a primeira maritaca, um pouco ferida, logo se apresentaram voluntários para cuidar da bichinha, até a médica veio de branco, com avental e tesourinha. Depois Jorge desceu com a segunda ave, sob aplausos sonoros da multidão. Esta estava mais ferida e mais amarrada na linha. Já nem se debatia, talvez estivesse em estado de choque. Médica, assistentes e platéia ente “óóósss e coitadinhas”, faziam de tudo para que as maritacas se recuperassem. Logo após serem cuidadas e paparicadas, voaram com dificuldade.
Por muitos dias Jorge não viu mais as amigas maritacas. Depois de algum tempo apareceu uma delas, sozinha. A outra, só Deus sabe, vai que não superou o golpe. Do acontecimento resultou que Jorge teve a namorada de volta. Emocionada com a coragem do rapaz, a moça aceitou reatar o relacionamento. Ele feliz, ainda pensava na possibilidade de seguir a carreira de bombeiro e logo se casar.