Trabalhando com FGTS e questões relacionadas à desaposentação, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Itajubá e Região já ostenta algumas vitórias. A desaposentação permite ao beneficiário do INSS renunciar o atual seguro e obter novos valores mais altos de aposentadoria. Já que muitos brasileiros continuam trabalhando mesmo após a aposentaria e continuam contribuindo com o INSS, a desaposentação é uma questão polêmica.
Segundo o advogado da associação, Dr. Gilson Barbosa, na desaposentação, aqueles que continuaram contribuindo, mesmo depois de aposentados, podem pleitear uma nova aposentadoria de acordo com as regras atuais da previdência. A previdência social não reconhece a desaposentação, então ela só pode ser obtida judicialmente, daí a importância de se estar num ambiente que conhece bem o tema. A expectativa é de que a desaposentação se torne um processo automático e rápido, a partir do momento que se acumularem várias decisões repetitivas.
Com relação ao FTGS, o Dr. Gilson falou sobre o boato que se espalhou pela região de que havia uma quantia certa que podia ser sacada na Caixa Econômica Federal e que já estaria disponível. Ele explica que a Caixa não tem autorização para fazer esse pagamento, que tudo não passou de uma grande mentira.
A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Itajubá e Região orienta a comunidade sobre os diversos temas e auxilia na busca de seus direitos, trabalhando com todo tipo de ação previdenciária jurídica. Embora tenha grande importância na cidade, fortalecendo e apoiando o cidadão, poucos são os associados, o que tem gerado dificuldades para a instituição.
A presidente Vilma de Oliveira Ribeiro pede que as pessoas se associem. São cerca de 50 associados, muito pouco para pagar os altos custos das empresas fornecedoras de convênios, a principal necessidade. Segundo ela a sociedade itajubense ainda não tem consciência de que ela pode se tornar muito mais forte com o apoio da associação. Podem se associar todo aquele que é aposentado e pensionista, exceto aqueles que recebem LOAS ou Auxilio Doença.
Para mais informações sobre a associação ou para se associar, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Itajubá e Região se localiza na Rua Dr. Américo Oliveira, 702 (ao lado da Previdência Social). O telefone de contato é o (35) 3622 5341. Além da assessoria jurídica, a associação ainda oferece descontos em algumas farmácias e advogados à disposição.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM