A Audiência Pública sobre Política Municipal de Esporte realizada na segunda-feira, 21 de abril, no Plenário da Câmara dos Vereadores atingiu maciça participação popular com a presença de professores, profissionais da área, representantes de entidades e membros de comunidades e associações de moradores.
Dirigida pelo presidente da Comissão de Educação, Desporto e Lazer, vereador Rui Martins (PSL), o evento contou com a participação dos vereadores Joel Carlos de Almeida e Wilson Marins (PSDB), Valdomiro Cortez (PTB) e Luiz Fernandes Gonzaga (PMDB). Representando o Executivo participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Esportes, Christian Gonçalves, o presidente do Conselho Municipal de Esportes Júlio César Resende e os Diretores de Esporte da Prefeitura Fernando César Araújo e Júnior Fraga Bastos.
Na abertura foram colocados projetos e análises da secretaria em relação à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA) e as realizações da secretaria nos 100 primeiros dias da administração, focando nos eventos de comemoração ao aniversário de 194 anos de Itajubá.
Com a Galeria do Plenário lotada, a participação popular começou com o uso da tribuna pelo professor Carlos Eduardo de Andrade da escola Silvério Sanches, do bairro Vila Rubens. “Quero registrar minha indignação ao fato de administrações públicas usarem fotos de atletas itajubenses, em eventos esportivos, parabenizando pelas conquistas e em momento algum receberam apoio do poder público. Falo com experiência própria, pois, acompanho o trabalho da Tamires no Judô, que leva o nome de Itajubá para várias partes do país, sempre viajando com recursos próprios sem nenhum incentivo da prefeitura”, afirmou.
O professor Telmo Pereira, membro da Associação Cultural de Capoeira Liberdade, ocupou a Tribuna para registrar seu voto de confiança à atual administração: “Confio nessa atual administração que já mostra atenção ao Esporte. Estive na prefeitura, onde fui muito bem recebido, agora aguardo as iniciativas para desenvolver nosso trabalho na comunidade. Espero não me decepcionar como aconteceu em administrações anteriores”, ponderou.
O professor Renato, das escolas Francisco Florêncio e Ana Junqueira, do bairro Ano Bom, pediu apoio ao projeto ‘Encontro Municipal de Atletismo’ com objetivo de promover o intercâmbio entre alunos das escolas municipais através de atividades atléticas. “Estou deixando em mãos, ao Secretário de Esporte, nosso projeto para incentivar os alunos às práticas esportivas. Espero ter o apoio da prefeitura e assim contribuir para a formação educacional de nossos alunos”, disse.
O Técnico Desportivo da Unifei, professor Vinícius, defendeu a criação de projetos para captação de recursos junto ao Ministério de Esportes e citou exemplo da Universidade que já adquiriu recursos para a construção de um complexo esportivo. “Minha sugestão é para a Lei de Incentivo ao Esporte. Conseguimos captar recursos junto ao governo federal e nessa primeira fase, começaremos com a construção de uma pista olímpica até chegarmos à conclusão do Complexo Olímpico. Temos que incentivar a criação de projetos para o esporte na cidade. Para o estado de Minas, o governo disponibiliza quase 20 milhões de reais, então, temos de ter a iniciativa para captar esses recursos”, justificou.
O presidente da Associação Atlética da Unifei, Fernando Wakabayashi, ocupou a tribuna e reivindicou a volta dos Jogos de Inverno e Jogos da Primavera que marcaram as décadas de 80 e 90 entre as faculdades de Itajubá. “Peço ao secretário a iniciativa de promover a volta dos Jogos de Inverno e Primavera que foram marca registrada de nossa cidade, com a participação de todas as faculdades, inclusive, de outras cidades da região. Tínhamos os ginásios do Tigrão e do Poliesportivo da Unifei sempre lotados com a participação em massa dos universitários. Temos condição para isso, basta a iniciativa da secretaria municipal de esporte”, afirmou.
O ex-vereador Geraldo Canha ocupou a Tribuna do Plenário em nome da Associação das Antigas Alunas da Providência que ocupa uma cadeira no Conselho Municipal do Idoso e reivindicou ações ligadas diretamente à terceira idade. “Itajubá possui 12 mil idosos, acima de 60 anos de idade, e queremos esporte também. Precisamos de um orçamento adequado para esta secretaria, uma política pública forte com incentivos no comércio, nas indústrias para que nossos atletas recebam o apoio necessário e a terceira idade, como sinaliza o estatuto do idoso, tenha todos os direitos respeitados como cidadão”, ponderou.
O vice-presidente do Ratatá Futebol Clube, Júlio Cesar, reivindicou um campo de futebol e a manutenção para a prática esportiva dos moradores do bairro. De acordo com o vice-presidente, o bairro concentra grande atividade esportiva. “Anualmente temos nosso campeonato e todos os finais de semana jogamos futebol. Nosso problema é não termos um campo oficial o que nos obriga a fazer o pagamento de aluguel, em outros bairros. Por isso, peço a construção de um campo de futebol para o nossa comunidade”, concluiu.
Para o professor Nicolay, da escola G9, todos os argumentos apresentados no que diz respeito ao esporte são de extrema importância para a formação ética e profissional de cada aluno da rede municipal, estadual e particular da cidade, mas, sem o investimento na educação e na família, o trabalho estará fadado ao fracasso. “Quero ser conciso em minhas palavras. Sem trabalhar com a base, a família e a educação estaremos fadados ao fracasso. Nossas crianças precisam de uma educação por excelência e espero que a nova administração tenha consciência desse conceito”, afirmou.
Fonte: Câmara Muncipal de Itajubá