Faltam poucos dias para o Natal, época muito aguardada por comerciantes para aumentar o faturamento. As confraternizações e trocas de presentes estimulam consumidores a procurar por produtos e serviços. E por isso é importante ficar atento para não perder vendas. Dicas simples, que ainda podem ser adotadas na reta final antes da data, irão definir o sucesso no desempenho, tanto dos funcionários, como dos empresários. O consultor doSebrae Minas, Paulo Sarto, listou algumas recomendações:
1 – Time preparado:tanto os funcionários efetivos quanto os temporários precisam ser preparados para o contato com os clientes. É fundamental para o vendedor conhecer os produtos oferecidos; além oferecer um atendimento diferenciado, além do esperado, que deixe uma boa impressão.
2 – Vitrine:em apenas alguns segundos, uma boa vitrine pode convencer um potencial cliente a entrar em uma loja. Ela deve ser bem organizada, iluminada e sempre de acordo com o gosto e o olhar do cliente, do público-alvo.
3 – Organização:a disposição dos produtos dentro da loja é fundamental para que o cliente possa encontrar o que ele precisa, se sentir bem e efetivar a compra. Por isso, é importante investir em umlayoutque facilite o processo, com plaquinhas de orientação e produtos bem distribuídos.
4 – Mídias sociais:investir em redes sociais pode despertar o interesse do consumidor em conhecer determinado produto, já que nesta época as pessoas estão propensas a consumir, só não sabem onde. A dica, então, é usar estas ferramentas para atrair o cliente para dentro da loja.
5 – Venda adicional:durante o atendimento, o bom vendedor pode descobrir outras necessidades do cliente e oferecer produtos que o atendam. Mas é importante esclarecer que não se trata de venda casada. Quando o comerciante ou funcionário consegue ter esta percepção, poderá aumentar as vendas.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas