A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) integra o rol de entidades, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que lutam para a instalação do Posto Avançado da Justiça Federal em Itajubá. A solicitação foi protocolada pelo presidente da Subseção Itajubá da OAB, João Luiz de Campos, em audiência na Justiça Federal de Belo Horizonte, em agosto.
A CDL foi representada no encontro pela assessora jurídica da Federação das CDLs de Minas Gerais (FCDL-MG), Sara Sato.
De acordo com a Justiça Federal, o projeto requer adequações para atender aos requisitos para instalação da unidade avançada, como sede e equipamentos necessários para o funcionamento da Vara.
“Precisamos somar esforços para tornar essa solicitação uma realidade”, disse o presidente da CDL, Georges Kallás. Em julho de 2016, a CDL enviou ofício às autoridades para pedir o apoio para a causa.
O presidente da OAB lembrou que esse encontro em Belo Horizonte foi necessário para se cumprir as etapas para que a solicitação seja enviada e analisada por Brasília. Hoje, toda demanda que envolve a Justiça Federal é analisada em Pouso Alegre.
Dados da OAB mostram que três mil processos que hoje correm na Justiça Estadual passarão para a Vara Federal. “Isso permitirá que a Justiça Estadual analise os casos mais rapidamente e evitará deslocamentos constantes de pessoas e advogados para acompanhar os casos em Pouso Alegre”, explicou. “Será um benefício muito grande para nossa cidade”, completou.

Fonte: Contexto