Já no fundo do poço, em 2008 foi criado uma nova liga para promover o campeonato brasileiro de basquete. O Novo Basquete Brasil (NBB), nome dado a esta liga que obteve a chancela daConfederação Brasileira de basquetebole reconhecida pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) como a liga debasqueteno Brasil.
O Brasil após a épica conquista dos jogos Pan-americanos de Indianápolis em 1987, não mais tem chamado a atenção dos brasileiros, indo aos poucos caindo no ostracismo do basquetebol mundial.
Após muitos anos, em 2014 a seleção brasileira voltou a fazer uma bela campanha que apesar de ter ficado em sexto lugar, esteve entre os melhores do mundo.
Em maio deste ano o Flamengo que tem mantido a egemonia no basquetebol brasileiro, chegou ao tricampeonato e conquistando a chamada tríplice coroa de 2014 que envolveu o campeonato estadual, a liga das Américas e o campeonato brasileiro (chamado de NBB).
Ontem o Flamengo obteve uma conquista que ficará para sempre na historia do basquetebol não somente do clube, mas do basquetebol brasileiro. O Flamengo foi o segundo clube brasileiro a conquistar o campeonato Intercontinental. Ao vencer o Maccabi Tel Aviv de Israel (atual compeão da Euroliga), o Flamengo pode se orgulhar de ser campeão mundial de Basquete.
Será que nosso basquetebol está ressurgindo das cinzas, ou será uma feliz coincidência de uma safra de bons jogadores?
Para prever o futuro de nosso basquetebol, temos que olhar o presente de nossas estruturas de escolinhas e desenvolvimento de novos atletas.
Por que não utilizar o exemplo da estrutura e atenção que tem sido dado ao voleibol que em consequência tem se mantido como o melhor vôlei do mundo nas duas categorias (masculina e feminina)¿
Pelo menos essa é a minha opinião!