O Brasil comemora dia 7 de Setembro 195 anos de independência. Para o comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Combate, Coronel Luis Eduardo Lira, o país é uma jovem nação com um futuro imenso pela frente com responsabilidade diante do seu entorno estratégico na América com projeções na Europa e na África.
O Exército sempre esteve envolvido em diversos momentos da nação brasileira. A independência do Brasil surge num momento de mudanças em todo o mundo. Na época da independência não havia o Exército Brasileiro, o que havia era o Exército Português. Com a proclamação da independência reações ocorreram em vários estados com na Bahia, Maranhão, Província Cisplatina, hoje Uruguai.
Com a saída do exército português do cenário, teve início o exército brasileiro. No primeiro momento foi necessária a contratação de militares estrangeiros para formação do nosso exército como alemães e britânicos.
O Exército teve ao longo da história, desde aquele período, papel protagonista nos grandes acontecimentos da história. Coronel Lira explica que o papel das Forças Armadas é muito bem definido na Constituição. “Com Constituição de 1988 as funções das Forças Armadas ficam bem claras”.
“Somos profissionais de Estado, não estamos sujeitos a governos, sempre prezando pelo nosso papel constitucional que é garantir os poderes constituídos, a lei, a ordem e há momentos em que o Exército é requisitado e se faz presente como se vê no cenário atual”, fala o comandante.
Nas comemorações do Dia da Independência o 4º BECmb, abre o desfile cívico,contando com a participação de aproximadamente 500 homens e viaturas, às 9 horas. É seguido pelo 56º Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e as diversas instituições da cidade. A concentração ocorrerá na Praça Pereira dos Santos e percorrerá a Avenida dos Ferroviários.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM / PMI