Você sabe quais são os benefícios do ciclismo? Fato é que todo mundo já sabe o quanto os exercícios físicos fazem bem ao nosso corpo.
No entanto, muitos não sabem de que forma exatamente eles podem contribuir para a nossa saúde, quais são as melhorias que você pode notar ao começar a ter alguns hábitos saudáveis, como é o caso do ciclismo.
Então, se você quer entender um pouco melhor sobre quais são os benefícios do ciclismo, é só continuar neste artigo que iremos falar tudo a esse respeito. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa.
Falando de forma geral, todos os tipos de atividades físicas são de grande importância para o nosso bem-estar.
Não é à toa que os profissionais da saúde aconselham com que todas as pessoas pratiquem exercícios durante a semana.
Além do mais, a prática de exercícios físicos se torna ainda mais importante para pessoas que fazem algum tipo de dieta especial.
Aqueles que fazem superávit calórico, por exemplo, para que possam experimentar todos os possíveis resultados da técnica, precisam aliar aos exercícios físicos.
Agora, no que se refere aos benefícios do ciclismo, não há como negar que estamos falando de uma das práticas mais saudáveis.
Dizemos isso porque o ciclismo é capaz de melhorar a qualidade de vida e também a disposição diária. Ou seja, é capaz de fazer com que o indivíduo tenha mais força para realizar as suas atividades.
Além do mais, um dos maiores benefícios do ciclismo é o fato de ser capaz de aliar o bom funcionamento do corpo e da mente.
Mas, em relação às outras vantagens que o ciclismo é capaz de oferecer, podemos mencionar os seguintes:
Um dos primeiros benefícios do ciclismo é o fato de ser um excelente exercício para promover o fortalecimento da nossa musculatura.
E isso acontece por conta da mecânica de movimento do ciclismo, o qual acaba por fortalecer diversas partes do corpo ao mesmo tempo.
Entretanto, os músculos que mais são beneficiados dessa atividades são os que formam os membros inferiores, isto é:
Porém, há outras regiões que também podem se beneficiar bastante, bem como a região dos membros superiores.
Portanto, ombros, braços, abdome e todos os demais extensores da da coluna também acabam por se fortalecer durante cada pedalada.
Essa é uma das razões pelas quais pessoas que sofrem de tendinite podem se beneficiar e muito do ciclismo, porque fortalece praticamente o nosso corpo como um todo.
Mas, outra coisa que não podemos deixar de mencionar, é o fato de que, a cada pedalada, movimentam-se também o quadril, tornozelo e os joelhos.
Ou seja, não há como negar que o ciclismo é uma das melhores práticas físicas, ainda mais para os que buscam fortalecimento muscular em harmonia.
Um dos benefícios do ciclismo é o fato dessa atividade ser capaz de contribuir para a melhora da nossa respiração. Mas porque exatamente isso acontece? É bem simples.
Em suma, andar de bicicleta é um exercício aeróbico que fortalece o condicionamento físico. Então, durante a pedalada, os sistemas cardíaco e respiratório são ativados, algo que irá aumentar a frequência cardíaca.
Por consequência, acaba por exigir com que o ciclista aprenda a controlar a respiração para que possa acompanhar o ritmo dos batimentos cardíacos.
Tudo isso tende a resultar em uma melhora no desempenho físico e redução da fadiga. Sendo assim, acaba sendo uma excelente alternativa para aqueles que têm algum problema respiratório.
Além disso, essa habilidade pode ser aplicada em outras atividades e no dia a dia. Portanto, aprimorar a respiração é uma vantagem importante de pedalar.
Fato é que, por conta da vida mais agitada e correria do dia a dia, o excesso de peso acabou se tornando comum entre muitas pessoas.
A falta de tempo para uma alimentação equilibrada e a falta de exercícios regulares são algumas das razões para isso.
Além do mais, alguns problemas de saúde mental podem desmotivar as pessoas a fazer exercícios, levando ao aumento de peso.
Em todos esses cenários, os benefícios do ciclismo são capazes de ajudar nessas situações, além de também contribuir para a perda de peso.
Dizemos isso porque, como é praticado ao ar livre, muitas pessoas encontram motivação extra para começar a pedalar.
E, para aqueles que possuem algum tipo de problema de saúde mental, como depressão, ansiedade ou estresse, o ciclismo ainda pode lhe beneficiar.
Afinal, como estimula o convívio social e o contato com a natureza, acaba que também pode oferecer esse tipo de vantagem.
Além disso, não temos como deixar de citar que o ciclismo é uma atividade que proporciona um alto gasto calórico. Por consequência, ajuda a perder gordura corporal.
Também não há como falar sobre os benefícios do ciclismo e ficar sem mencionar o fato de que ele é capaz de prevenir doenças crônicas.
Aos que não sabem, a doença crônica é toda aquela que, uma vez desenvolvidas, o nosso corpo não consegue mais se curar.
Diante disso, a única solução possível é apenas diminuir os efeitos negativos que a doença é capaz de ocasionar em nosso organismo.
No que se refere às doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida, podemos mencionar as seguintes:
No geral, essas doenças costumam se desenvolver no organismo devido ao colesterol e triglicerídeos altos, por conta de uma vida sedentária.
Certo, mas onde exatamente o ciclismo se encaixa nesse contexto? Justamente pelo fato de que esse exercício é uma forma de evitar essas doenças crônicas.
Como o ciclismo exercita todo o corpo, acaba sendo uma forma de evitar com que se tenha esses tipos de problemas.
Fora o fato de ser um exercício que diminui as chances de se ter doenças crônicas, o ciclismo ainda pode contribuir para aumentar a nossa imunidade.
Dessa forma, pessoas que costumam ter doenças cotidianas, como gripes, podem acabar se beneficiando desse tipo de exercício.
Além do mais, a prática dessa atividade também pode ser extremamente benéfica para aqueles que estão se preparando para uma intervenção, como uma cirurgia de joanetes percutânea ou algo do gênero.
Afinal de contas, dessa forma, garante que estará mais bem preparado para passar por um processo como esse, diminuindo os riscos.
Pedalar acaba por melhorar a forma com que o nosso metabolismo funciona, além de também elevar a força e retardar o envelhecimento.
Assim, acaba mantendo em bons níveis a produção de células capazes de contribuir para a imunidade, por exemplo.
Mas, outro responsável por aumentar a nossa imunidade é o fato de que as pessoas costumam fazer esse exercício ao ar livre, durante a luz do dia.
Por consequência, ficamos mais expostos ao sol, que é uma ótima fonte de vitamina D, algo fundamental para fortalecer o nosso sistema imunológico.
Outra coisa que precisamos mencionar sobre os benefícios do ciclismo, é o fato de que ele também é capaz de fazer bem para a nossa saúde mental.
Afinal de contas, praticar exercícios físicos acaba por liberar o hormônio endorfina, responsável por oferecer a sensação de bem-estar e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Além do mais, essas substâncias químicas também ajudam na regulação do bem-estar, algo capaz de promover mais tranquilidade e bom humor no dia a dia.
Por consequência, há também um aumento da atenção, memória e produtividade, além de prevenir contra doenças neurológicas, por exemplo.
Além disso, esses benefícios para o bem-estar são ainda mais positivos para pessoas com transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade, assim como já mencionado.
Afinal, trata-se de um exercício onde as pessoas costumam fazer ao ar livre, proporcionando contato direto com a natureza e com vitamina D, que também ajudam nesses transtornos.
Ouvir música enquanto se pedala também pode ajudar a relaxar e deixar problemas cotidianos de lado, levando a uma diminuição do estresse e uma mente mais tranquila.
Você já parou para analisar que algumas pessoas encontram dificuldade para aprender a andar de bicicleta?
Quando somos crianças, é perfeitamente comum levar alguns tombos de bicicleta até que sejamos capazes de nos estabilizar em cima dela.
Isso se deve ao fato de que a prática exige habilidade de equilíbrio, a qual só é possível adquirir com o treinamento.
Contudo, os benefícios do ciclismo para a postura e o controle corporal não se limitam apenas aos iniciantes, mas bem pelo contrário.
Mesmo quem tem anos de experiência ou retoma a atividade depois de longo tempo, pode experimentar melhorias na habilidade de equilíbrio.
É por essa razão que se costuma dizer que o ciclismo também é muito benéfico para pessoas idosas, já que elas costumam ter um pouco mais de problema em se equilibrar.
Mas, através do ciclismo, elas podem obter uma melhora significativa em seu equilíbrio, diminuindo os riscos de queda e coisas do gênero.
Os benefícios do ciclismo também se estendem a melhora significativa na nossa qualidade do sono, algo extremamente vantajoso.
Quando o nosso corpo está em movimento, acaba liberando hormônios, os quais promovem uma sensação de relaxamento. Por consequência, melhora o nosso sono.
Por isso, o ciclismo é altamente recomendado para pessoas que sofrem de insônia ou lidam com estresse que afeta de forma negativa a saúde mental.
Por fim, ainda podemos mencionar o fato de que esse exercício tem baixo impacto nas articulações, algo que diminui as chances de lesão ou coisas do gênero.
Então, se você sofre de joanete ou alguma coisa do gênero, poderá ficar completamente despreocupado, já que não irá afetar de forma negativa.
No ciclismo, o contato com o chão não fica em cargo das suas próprias pernas ou pés. Quem recebe as primeiras “pancadas” do trajeto é justamente a bicicleta.
Por consequência, faz com que o impacto para as articulações, em especial nos joelhos e pés, seja significativamente menor.
Texto por: Alvaro Cardoso
Imagem: Freepik