A equipe Black Bee Drones, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), conquistou a quarta colocação na categoriaOutdoordurante a nona edição daInternational Micro Air Vehicles Competition(IMAV 2017), que aconteceu em Toulouse, na França. Ela ficou atrás apenas de equipes da Alemanha, Singapura e China.
Ao todo, houve 23 países participantes e, pela terceira vez, a Black Bee foi a única representante do Brasil e da América do Sul. Durante o evento, a Black Bee também conseguiu a oitava colocação na categoriaIndoor.
A competição internacional ocorre todo ano com o objetivo de promover tecnologias para o desenvolvimento de veículos micro aéreos. Neste ano, a IMAV foi organizada peloInstitut Supérieur de l’Aéronautique et de l’Espace(Isae Supaero), uma das universidades mais prestigiadas da França e referência mundial em aeronáutica.
A competição foi dividida em duas categorias:Outdoor e Indoor. Na categoriaOutdoor, realizada no aeroporto Francazal, as provas aconteceram em locais abertos. Os desafios não consistiam nos obstáculos, mas na capacidade de inteligência, agilidade e cooperação entre drones, como, por exemplo, nas provas deflight performance,mapeamento e“parade thropy”, um desafio especial no qual os drones deveriam fazer um voo em formação, seguindo uma coreografia.
Já na categoriaIndoor, realizada naIsae Supaero, cada drone realizou desafios com obstáculos em seu caminho, passagens estreitas, detecção de objetos, teste de força e pouso em plataforma em movimento, como, por exemplo, provas de pouso de precisão e levantamento de peso, entre outras.
Como a competição exige alto grau tecnológico, a Black Bee Drones tem se destacado durante suas participações pelo fato de ser uma das pioneiras no uso de inteligência artificial embarcada em drone, o que possibilita a ele aprender e tomar decisões em pleno voo.
“Os alunos da equipe Black Bee Drones são, inequivocamente, coadjuvantes no processo de internacionalização da Unifei, divulgando a qualidade e a excelência do processo ensino/aprendizado realizado em nossa Universidade e sua forte integração com a pesquisa e desenvolvimento aqui praticados”, disse o professor Alexandre Carlos Brandão Ramos, do Instituto de Matemática e Computação (IMC) da Unifei, que acompanhou a equipe no evento.
AIMAV Competition2018 já tem data e lugar marcados. Ocorrerá em Melbourne, na Austrália, e será organizada peloRoyal Melbourne Institute of Technology(RMIT) – Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, de 17 a 23 de novembro.
Fonte: SECOM Unifei