Por Izabel Toscano
Data famosa pelas grandes liquidações em lojas do país inteiro, a Black Friday deste ano terá uma função especial: reaquecer o comércio brasileiro, em crise, também, por conta da pandemia.
Criada nos Estados Unidos na década de 1960, a Black Friday chegou no Brasil em 2010 e, desde então, cresceu e se consolidou como uma data esperada, ansiosamente, pelos consumidores por conta das grandes promoções.
Mas, neste ano, o evento tem sido planejado e esperado com expectativa também pelos comerciantes. Não à toa. O ano de 2020 nem acabou e já é considerado um dos mais difíceis das últimas décadas para a vida como um todo e, é claro, para a economia.
Com as paralisações do comércio varejista, e a sua recente reabertura, as vendas ainda precisam crescer para que os empreendedores superem os prejuízos dos últimos meses.
Por isso, a Black Friday é vista por muitos como a grande oportunidade para a retomada dos lucros no comércio. Tanto é que grandes lojas nem esperaram pela data oficial do evento. Algumas já iniciaram o esquenta com vários produtos em liquidação.
Além disso, os comerciantes também estão de olho em prolongar as vantagens da Black Friday e fidelizar os clientes mantendo as promoções por todo o mês de novembro.
Fato é que, até a data oficial, os descontos da Black Friday podem chegar a 80%. É a oportunidade ideal também para os consumidores garantirem produtos com preços mais em conta e ainda presentear os familiares no Natal.
Comércio on-line
De acordo com Rubens Alves, editor de informática do Guia55, a Black Friday deste ano será diferente das anteriores por conta dos novos hábitos dos brasileiros, adquiridos durante a pandemia, e que se resumem em investir em produtos funcionais, comprar on-line e gastar pouco.
“Com o isolamento e o distanciamento, as pessoas permanecem mais tempo em casa. Por isso, comprar online é mais cômodo e seguro. Além disso, elas perceberam demandas que antes não existiam, como a necessidade de mobiliários e eletrônicos para trabalhar e estudar on-line, por exemplo”, acrescenta Alves.
Outro ponto que justifica a diferença desta Black Friday para as edições de outros anos é o fato de que, em 2020, houve uma queda significativa no orçamento familiar da maioria dos brasileiros.
Por isso, os consumidores estão de olho em produtos com preços realmente baixos. Como a Black Friday é o maior evento de liquidações do ano, essa será a oportunidade ideal para adquirir os produtos de que se precisa.
Sabendo isso, os vendedores estimam que, na Black Friday 2020, o crescimento nas vendas seja de mais de 70%, o que poderia representar cerca de R$ 7 bilhões de lucro no segmento varejista.