SECOM/ PMI
Prefeitura e instituições parceiras que compõem o Comitê de Gerenciamento de Crise de Queimadas de Itajubá realizaram, na manhã desta terça-feira, 28 de junho, uma blitz educativa para conscientizar a população sobre a importância do combate às queimadas no município. A ação ocorreu na BR-459, contemplando os dois principais acessos à Itajubá – próximo à Fundação Bradesco e também ao lado da empresa Brilux.
Foram distribuídas aos motoristas cartilhas informativas do projeto “Itajubá mais verde! Queimadas semeiam desertos” com orientações e informações sobre os riscos e prejuízos das queimadas para toda a população.
Além da Prefeitura, a ação desta manhã envolveu Polícia Militar, Polícia Ambiental, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal.
SOBRE O COMITÊ DE QUEIMADAS
O Comitê de Gerenciamento de Crise de Queimadas foi instituído pelo segundo ano consecutivo em Itajubá através do Decreto 9197 que estabelece, entre diversas ações, a proibição do uso de qualquer método de queimada, ainda que de forma controlada, nos perímetros urbano e rural do município. A multa para o infrator pode chegar a R$ 7.888,00, dependendo da classificação e gravidade da ocorrência.
Esta é uma iniciativa da Atual Administração e parceiros que resultou, no ano passado, em uma redução de 20% no número de ocorrências de queimadas. O sucesso da ação chegou às reuniões do alto comando do Corpo de Bombeiros, em Belo Horizonte (MG), e, agora, tem servido de modelo para outras cidades mineiras. Vale lembrar que 2021 foi um dos piores anos da história em termos de estiagem.
O Decreto 9197 é válido para o período de 18 de maio a 30 de novembro, quando, com a baixa ocorrência de chuvas (estiagem), aumenta-se consideravelmente o risco de ocorrência de queimadas e incêndios e, consequentemente, as situações constantes de emergência na cidade.
Participam do Comitê os membros das seguintes instituições: