RECADOS
A partir desta segunda-feira, 3 de abril, terá início em Itajubá a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A vacina será destinada à população dos grupos prioritários, iniciando pelos trabalhadores das instituições de saúde (Hospital de Clínicas, Santa Casa, Unimed, Ceam e postinhos de saúde) no período de 3 a 6 de abril. Essas pessoas serão vacinadas pelas equipes da Prefeitura em seus locais de trabalho.
Secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde de Itajubá, estão levando os atendimentos da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) aos locais mais afastados do município, como os bairros da área rural.
O BAIRROS VISITADOS
03/04 – Pessegueiro
05/04 – Gerivá
Entre os principais serviços oferecidos pelo CRAS Volante estão o fornecimento de cesta básica a famílias com insegurança alimentar; auxílio funeral; emissão de guia para 2ª via de documentos; entre outros.
O CRAS Volante também é o responsável pela inclusão e atualização do Cadastro Único (CadÚnico) das famílias em acompanhamento. Vale lembrar que o CadÚnico é a porta de entrada para diversos programas sociais do Governo Federal como, por exemplo, o Bolsa Família.
Na área urbana, a população conta com duas unidades do CRAS para atendimento. São elas: Antônio Carlos Parreira Tiengo (Rua Zequinha Braga, 212, bairro São Vicente) e Luzia Silva Riera (Rua Luiz Martins Riera, 149, bairro Boa Vista).
Prefeitura de Itajubá está realizando a vacinação contra a Covid-19 – utilizando a vacina bivalente da Pfizer – para os grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde.
IMPORTANTE: O Ministério da Saúde está realizando o envio de doses aos municípios de forma escalonada, podendo ocasionar o desabastecimento do imunizante até chegada de uma nova remessa.
Minas Gerais está em estado de “Atenção II” para a febre amarela devido a um óbito ocorrido em Monte Santo de Minas (MG) pela doença. A Prefeitura de Itajubá, através de seus Agentes Comunitários de Saúde e equipes de vacinadores, está fazendo uma busca ativa por pessoas não-vacinadas ou que não possuem registro da vacinação.
Quem deve se vacinar?
Crianças, ao completarem 9 meses de vida, devem receber 1 (uma) dose;
Crianças, ao completarem 4 anos de idade, devem receber 1 (uma) dose de reforço;
Pessoas de 5 a 59 anos de idade, não vacinadas ou sem comprovante de vacinação, devem receber 1 (uma) dose;
Pessoas que receberam apenas 1 (uma) dose da vacina antes de completarem 5 anos de idade devem receber 1 (uma) dose de reforço.
ATENÇÃO: Pessoas de 60 anos e mais sem comprovante de vacinação deverão entrar em contato com o posto de saúde para informações e regularização da situação vacinal.