O Conexão Itajubá abre a semana recebendo o Comandante do Corpo de Bombeiros de Itajubá, ten. Marco Antônio e o chefe da assessoria de comunicação do pelotão, sgto. Jayme Custódio. Eles relatam os trabalhos de retirada de um caminhão que caiu da ponte Santo Antonio na terça-feira passada, 28.
De acordo com o Comandante, a complexa operação envolveu as guarnições de Pouso Alegre e Belo Horizonte, Exército Brasileiro, além de uma empresa especializada neste tipo de atividade. “Foram mais de 5 toneladas de carga explosiva. Conseguimos realizar o transbordo de 100% dela”, afirma.
Por precaução, a equipe providenciou o isolamento em um raio de 500 metros de onde se encontrava o caminhão baú e realocação das pessoas que moravam nas proximidades.
“Três duplas de mergulhadores atuaram. Cada uma realizou uma etapa do processo”, conta tenente Marco Antônio.
O corpo do motorista, que morreu no local, foi retirado com o uso de um aparelho desencarcerador, já que estava preso às ferragens. Ele tinha 45 anos e era a primeira viagem que fazia pela empresa, com sede na cidade de Lorena-SP.
A ponte, que liga Itajubá a Delfim Moreira pela MG-350, ficou interditada por três dias e o trânsito foi desviado para Wesceslau Braz. No início da noite de sexta-feira, o local foi liberado pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Os reparos serão feitos sem a interrupção do fluxo de veículos.
Na oportunidade, os entrevistados também falaram sobre o decreto presidencial que proíbe as queimadas em todo o território nacional, sejam elas para fins de limpeza ou manejo agrícola.
A falta de chuva, o tempo seco e os ventos fortes desta época de estiagem favorecem os focos de incêndio. Segundo Sgto. Custódio, promover incêndios controlados é crime. A orientação é que as pessoas mantenham seus lotes limpos sem atear fogo nos mesmos. Esta campanha vai até o mês de novembro.
Acompanhe a entrevista na íntegra, saiba mais detalhes e ainda sobre o resgate de um homem com fratura exposta na Trilha do Frade em Wenceslau Braz.
Imagens: Corpo de Bombeiros Itajubá