Ao contrário do que é repetidamente anunciado pelo Governo, especialista tem afirmado nas mídias que a Previdência é na verdade superavitária e que não há previsão de déficit. O que realmente precisa mudar é a sua administração e estrutura, que hoje é desorganizada e com muitos devedores.
O especialista em Direito Previdenciário Sérgio Henrique Salvador compartilha dessa visão. Na verdade nem mesmo o Governo está se entendendo, uma vez que próprio o relator da proposta de reforma acabou mexendo em pontos oficiais do Governo, criando certo atrito institucional por conta disso.
Hoje os maiores devedores da Previdência são os bancos, e bancos famosos, e isso acontece há muito tempo, então porque não cobrar essa dívida ao invés de penalizar ainda mais os cidadãos?
A reforma como está sendo apresentada é apenas um “pacote de maldades” já que propõe apenas restrições e diminuição de direitos para a parte mais fraca. Não há um debata amplo sobre isso. Não há base cientifica para a afirmação do Governo de que a Previdência como está vai quebrar em 2050.
O Caixa Previdenciário é bem rentável. O Governo consegue neste caixa retirar através da DRU (Desvinculação das Receitas da União) até 30% do recurso e gastar com outros departamentos do próprio Governo. Se o Caixa Previdenciário está no vermelho como o Governo diz, porque a DRU aumentou de 20% para 30%? Porque o valor que pode ser retirado e gasto com outros departamentos não diminuiu?
Agora é a hora de o eleitor do interior entrar em contato e cobrar o seu deputado pelos seus direitos.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM