O Brasil é uma grande economia. O país é forte com muito potencial e riquezas, mas infelizmente também muito desperdiçado. Como seria o Brasil se esse dinheiro todo que é mal-empregado foi bem administrado e investido de fato na melhoria do país? O grande problema da economia brasileira é, nas palavras do economista e professor Hector Gustavo Arango, “estar sobrando força e faltando cabeça”.
O que se espera agora que é todo esse cenário de crise sirva de lição para que os mesmos erros não sejam repetidos no futuro. O cenário de turbulência política é natural devido às investigações que estão ocorrendo, mas tira o foco da crise econômica que coexiste e se alimenta do problema. A situação como um todo não permite que as medidas mais corretas sejam tomadas. Sacrifícios que precisam ser feitos na economia, ninguém quer assumir, para então atribuí-lo a uma culpa partidária.
O tratamento que o Governo tem dado à inflação não surte efeito, mas é mantido mesmo sem razão. O aumento do dólar afeta toda a cadeia produtiva brasileira e o setor agrícola, piorando ainda mais a situação com a alta dos preços. A médio prazo a desvalorização cambial pode dar um alento para as indústrias.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM