Por Prof. Ronaldo Abranches
Há tempos tenho anunciado sobre a tendência do campeonato brasileiro de futebol ter um grupo de cima com muita proximidade de pontos, o que chamamos de uma disputa embolada (muito apropriada para um jogo de bola). Isto está se confirmando, pois após a 16ª rodada temos dois clubes com 33 pontos (poderia ser três se o Palmeiras tivesse jogado e ganhado a partida), e outros dois clubes (3º e 4º lugares) estão com 30 pontos, ou seja, na zona do G4 existem apenas dois pontos de diferença. Até o sexto lugar tem apenas cinco pontos de diferença. Qual campeonato da Europa tem esse nivelamento?
Isto demonstra o nível de competitividade deste que a meu ver é o mais competitivo do planeta. Ontem o Técnico do Flamengo, Jorge Jesus, disse em sua entrevista coletiva que os europeus deveriam vir conhecer o campeonato brasileiro, pela sua beleza e competitividade. Outra questão que ele tornou a dizer é que não entende porque os brasileiros preferem e prioriza a Libertadores, tendo um campeonato tão importante e difícil como o Brasileirão. Vejam que nesta rodada, com exceção do Flamengo, todos os times que estão na parte de cima da tabela perderão pontos para times que estão na parte de baixo.
Tendo ainda 22 rodadas para o término do campeonato, ninguém tem condições de dizer com convicção qual time será o campeão de 2019. Para o bem do campeonato, que seja assim até que fechem as cortinas para saudar os atores campeões.
Pelo menos essa é a minha opinião!