O Brasil abriga o povo mais fanático por futebol, ou, pelo menos, por Copa do Mundo. É o que afirma o Google, com base em um relatório que avaliou as buscas realizadas durante o Mundial da África do Sul.
A companhia acompanhou a média de buscas em cada país enquanto suas seleções jogavam pelo torneio. Em todos os casos, havia baixa na usabilidade do site no começo da partida, uma leve alta no intervalo, seguida por nova queda e crescimento rápido no final.
Seguindo o modelo, o Brasil foi o país que apresentou marcas mais acentuadas, o que significa que deixou o computador de lado para acompanhar seu time. No primeiro jogo, por exemplo, o gráfico que ilustra a partida contra a Coreia do Norte ficou parecido com um “V” por causa da baixa ocorrida no site.
Os países que mais acompanharam os times foram, depois do Brasil: Alemanha, Holanda, Coreia do Sul, e Uruguai. No caso da Coreia, o Google comenta que se trata de um dos povos mais fiéis, uma vez que as partidas aconteciam durante a madrugada, naquele país.
Já em relação aos jogos, a final do Mundial, entre Espanha e Holanda, foi o que gerou mais buzz no site de buscas, seguido por Alemanha x Inglaterra, nas oitavas de final; Argentina x Alemanha e Brasil x Holanda, ambas nas quartas de final.
Por outro lado, se a Copa do Mundo baixou a audiência na internet, o mesmo não ocorreu na TV. Na Espanha, por exemplo, a final que coroou o país como campeão foi vista por quase 14 milhões de pessoas – a maior audiência do país desde quando ela começou a ser medida, em 1992.
No Brasil, a final também trouxe números expressivos. O Ibope de Globo e Band juntas ficou em 38 pontos. Separadas, a Globo liderou com 28 e a Band teve apenas 10.
Fonte: Baguete