Foi rejeitado por 6 votos a 3 o Projeto de Lei nº 3815 que altera dispositivos da Lei 2861 que trata da substituição de sacos e sacolas plásticas por sacos e sacolas ecológicas nos estabelecimentos comerciais de Itajubá. A votação aconteceu durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itajubá desta quinta-feira (02).
O projeto propôs a prorrogação da substituição das sacolas plásticas até 31 de dezembro de 2012, e durante esse período a substituição seria facultativa. Com a proposta reprovada, o comércio itajubense continua proibido de distribuir sacolas plásticas, obedecendo a Lei 2861 em vigor desde janeiro deste ano.
Votaram contra a prorrogação os vereadores Antonio Raimundo Santi (co-autor do projeto), Joel Carlos de Almeida, Paulino Abranches, Ricardo Mello, Avelino Gonçalves e Valdomiro Cortez. Votaram a favor da prorrogação os vereadores Robson Vaz (co-autor do projeto), João Vítor da Costa e Sebastião Silvestre.
O vereador Robson argumentou que o comércio não conseguiu substituir os sacos e sacolas plásticas por outras fabricadas com matéria prima ecologicamente correta, além de a indústria não conseguir acompanhar a nova demanda para atender os consumidores. Também criticou o Executivo e o Legislativo por não promover uma campanha de conscientização a respeito dos benefícios gerados com a nova Lei.
Fonte: Câmara Municipal de Itajubá