Com a finalidade de resgatar a história e preservar o conteúdo e os principais fatos da trajetória do Legislativo itajubense, a Câmara Municipal de Itajubá lançará oficialmente na próxima segunda-feira, 17 de dezembro, o seu Memorial Histórico, a partir das 20h, em sua sede, no centro da cidade.
Uma equipe formada por uma coordenadora, pesquisadores, designers gráficos e programadores desenvolveram os trabalhos de coleta de dados, documentos, imagens, objetos, depoimentos e diversos outros registros que foram devidamente catalogados em conjunto com as diretorias administrativa e legislativa da Casa.
Foram pesquisados os acervos do Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte, atas e registros da Câmara de Itajubá, referências bibliográficas diversas, acervo de jornais locais, a maioria referente aos séculos XVII e XIX. Foram catalogadas e duplicadas cerca de 300 imagens e cópias de documentos originais e mais de 700 páginas datilografadas. A pesquisa também contemplou os acervos da Comarca de Itajubá, Casa Paroquial e de particulares.
Como resultado desta pesquisa será lançado o livro ilustrado A Câmara e a Formação do Município de Itajubá – 1849/1889, que narra a os primeiros 50 anos do Legislativo itajubense durante o período imperial.
Também estará à disposição da comunidade, no saguão da Câmara, um painel interativo multimídia, que reunirá todo o acervo digital coletado para consulta e um vídeo institucional sobre a história do legislativo. Um acervo físico com livros de atas das sessões dos vereadores e outros documentos do século XIX e primeira metade do século XX estarão também disponíveis para consulta no prédio da edilidade.
“Olhando para o passado podemos ver que nossa história foi construída por pessoas de grande valor. Este Memorial significa o resgate de um momento importantíssimo do município e a valorização de sua identidade política”, comentou o Presidente da Câmara Municipal de Itajubá, vereador Antônio Raimundo Santi.
Fonte: Imprensa Câmara